UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso áudio de assessor do governo do Ceará pedindo que TV faça oposição a Bolsonaro
30.03.2020 - 17h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp um áudio que supostamente teria sido gravado por um assessor do governo do Ceará aconselhando a TV Verdes Mares, retransmissora da Rede Globo, a fazer oposição ao governo Bolsonaro. A gravação teria sido feita por um homem chamado Ricardo Certi. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira o resultado:
“VAZOU!!! Áudio de Ricardo Certi, assessor da Casa Civil do Camilo para o Sistema Verdes Mares???”
_Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui_
Falso
O áudio analisado pela Lupa não é de um assessor da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Em sua conta no Instagram, a administração estadual classificou a gravação como “falsa” e informou que o episódio foi “comunicado às autoridades policiais para a devida investigação”.
Na gravação do WhatsApp, o homem que se passa por um assessor do governo afirma que era dever da TV Verdes Mares – uma emissora de televisão de Fortaleza, capital do Ceará – criticar o governo Bolsonaro, enquanto o governo iria fechar comércios para gerar mais revolta. O texto que acompanha o áudio diz que se trata de Ricardo Certi, assessor da Casa Civil do Ceará. No entanto, o portal de transparência do governo estadual indica que não há nenhum assessor com este nome na secretaria.
No último sábado (28), o governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que iria prorrogar até o dia 5 de abril a proibição do funcionamento do comércio no estado. “Sei que é importante a preocupação do setor produtivo com a economia, negócios, essa preocupação é nossa também mas nesse momento o que deve prevalecer, e não tenho dúvida que estou tomando a decisão que considero mais correta nesse momento, é proteger o cearense”, disse o governador.
Essa informação também foi desmentida pelo Boatos.org.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital