UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Bolsonaro publica vídeo no Twitter com informações falsas sobre desabastecimento da Ceasa em Minas Gerais
01.04.2020 - 13h59
Rio de Janeiro - RJ
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou no Twitter um vídeo que teria sido gravado na unidade das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na filmagem, um homem mostra as instalações vazias e afirma que “isso se chama desabastecimento”. Na sequência, ele faz elogios ao presidente e critica a postura dos governadores. Bolsonaro escreveu na publicação que as informações do vídeo “são fatos e realidade que devem ser mostradas”. Cinco horas depois, o presidente apagou o tuíte. A Lupa checou a informação:
“Isso aqui [pátio da Ceasa vazio] se chama desabastecimento”
Vídeo tuitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 1º de abril de 2020, que até as 11h do mesmo dia tinha mais de 7,5 mil compartilhamentos e 28 mil curtidas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa.  De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), o fluxo de abastecimento segue normal desde o dia 12 de março. A assessoria de imprensa da CeasaMinas também confirmou que “não há qualquer desabastecimento” nas unidade da Ceasa. Na manhã desta quarta-feira (1º), o portal G1 filmou a chegada e a descarga de diversos caminhões de alimentos na Ceasa. A rádio CBN também visitou o local e mostrou o interior completamente abastecido.
Na filmagem compartilhada pelo presidente, o homem que grava o vídeo não se identifica, mas afirma que está fazendo o registro na terça-feira, dia 31 de março. Ele diz que a Ceasa está desabastecida e critica as medidas de isolamento social impostas pelos governadores. Em nota, a Seapa afirmou  que a “informação é inverídica”. Segundo a secretaria, o vídeo foi gravado no momento em que o espaço estava sendo limpo e que, durante a ação, é proibida a permanência de caixas com alimentos.
No dia 18 de março, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que a agropecuária brasileira continua produzindo e abastecendo os mercados. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou a ministra.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


26.06.2024 - 18h01
Checagem
No UOL, Lula erra sobre economia e ao negar críticas à gestão Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista ao UOL, nesta quarta (26), e tratou de assuntos como economia, aborto, drogas e a saída temporária de detentos. O petista errou ao dizer que todos os dados econômicos melhoraram depois que assumiu o governo e ao negar ter criticado o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Gabriela Soares
07.06.2024 - 15h51
Sabatina MyNews
Kim erra dados sobre desaprovação de Haddad e atendimento psicossocial

A Lupa deu a largada à cobertura das eleições de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). O sexto entrevistado foi o deputado federal por SP Kim Kataguiri (União Brasil), que errou dados sobre desaprovação do ex-prefeito Fernando Haddad e de leitos de atendimento psicossocial.

Carol Macário
07.06.2024 - 13h49
Sabatina MyNews
Marina Helena erra sobre acidentes em SP e exagera sobre educação no Ceará

A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). A quinta entrevistada foi Marina Helena (Novo), que errou ao citar dado sobre acidentes envolvendo motocicletas e exagerou sobre professores temporários no Ceará

Carol Macário
07.06.2024 - 09h49
Sabatina MyNews
Tabata erra sobre dados de trânsito e vagas para dependentes químicos

A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). A quarta entrevistada foi a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que errou sobre dados de trânsito e a quantidade de CEUs e vagas para tratar dependentes químicos

Carol Macário
06.06.2024 - 15h49
Sabatina MyNews
Pablo Marçal erra sobre candidatura indeferida, obras e combate à dengue

A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). O terceiro entrevistado é Pablo Marçal (PRTB) que errou ao falar sobre sua candidatura indeferida à presidência em 2022, obras e combate à dengue.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital