UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Homens em vídeos contra ações de combate ao coronavírus não são o ‘dono da Localiza’
06.04.2020 - 13h13
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais dois vídeos que supostamente mostram o ‘dono da Localiza’. Num deles, a pessoa  critica as medidas de isolamento social adotadas pelos governadores. No outro, defende o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizando a gravidade da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nessa segunda gravação, a legenda diz que o homem que aparece é Salim Mattar, fundador da empresa de aluguel de automóveis Localiza Hertz. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Dono da localiza. ESSE É MACHO”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 11h do dia 6 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por cerca de 11 mil pessoas
Falso
“Salim Mattar, Dono da Localiza; 71.000 carros; Faturamento: R$2,2 bi Ouça o que ele diz. Fantástico. Repassem”
Texto compartilhado junto com vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Os vídeos analisados pela Lupa não foram publicados “pelo dono da Localiza”. Dois homens diferentes aparecem nas gravações e nenhum deles é Salim Mattar, fundador da Localiza, que se afastou da companhia para assumir, no final de 2018, a Secretaria Geral de Desestatização do Ministério da Economia.
No vídeo que circula pelo Facebook, o homem diz que seu nome é “Ubiratan”. Ele critica as medidas de isolamento social adotadas pelos governadores, chamando-os de “criminosos”. Já na gravação que circula pelo WhatsApp, a pessoa que aparece é Luiz Antonio Cury Galebe, criador do programa de vendas Shop Tour. Ele critica o Congresso e defende o posicionamento de Bolsonaro em relação à Covid-19, dizendo não se tratar de uma doença grave.
Em seu Twitter, Mattar classificou os vídeos que circulam no Facebook e no WhatsApp como “fake news”. “Sempre que eu publicar algo vocês poderão conferir por aqui. Continuem se prevenindo, pois juntos iremos superar esse desafio causado pela pandemia do coronavírus”, disse o empresário.
View post on Twitter
A assessoria de imprensa da Localiza informou, em nota, que “não tem qualquer vínculo com os senhores dos dois vídeos que estão circulando nas redes sociais e reitera ser uma empresa apartidária”. A empresa disse ainda que todas as suas ações estão focadas para o cuidado e saúde de seus colaboradores, clientes e sociedade em geral.
O vídeo que circula pelo WhatsApp também foi analisado pelo Boatos.org, que classificou a gravação como falsa.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.06.2025 - 15h29
Política
Juiz que morreu em SE não investigava fraude do INSS e nem citou irmão de Lula no caso

É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
10.06.2025 - 10h08
Política
É falso que Macron cumprimentou Janja com selinho em visita à França

Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 09h18
Economia
É falso que não houve prisões por fraude no INSS

Post diz que ninguém foi preso na fraude dos descontos ilegais do INSS. É falso. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, em 23 de abril, com intuito de combater o esquema. Na ocasião, foram emitidos seis mandados de prisão temporária, sendo que três foram cumpridos e outros três estão foragidos.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital