UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que hospital de Fortaleza dedicado à Covid-19 está vazio
08.04.2020 - 12h24
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando a movimentação de funcionários no hall de entrada do Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, no Ceará. A legenda da filmagem diz que é “mais um hospital de Fortaleza vazio” e que a mídia está espalhando pânico sobre a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Mais um hospital de Fortaleza vazio e a mídia cearense continua espalhando pânico.”Legenda do vídeo publicado no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O painel IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará, mostra que 48 dos 93 leitos disponíveis do Hospital Leonardo Da Vinci estão ocupados – taxa de ocupação de 51%. Até a manhã desta quarta-feira (8), 18 pessoas estavam internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 32 em leitos de clínica médica. Até a tarde de terça-feira (7), cinco pessoas tinham morrido da doença no hospital e 13 pacientes já receberam alta.
O hospital atende somente casos confirmados de Covid-19. Os encaminhamentos para a unidade são feitos pela Secretaria de Saúde. Ou seja, ele não é aberto ao público e não deve ser buscado de maneira espontânea. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Ceará afirmou, por telefone, que é normal o hall de entrada estar vazio porque o hospital não atende o público em geral, e os leitos de internação ficam na parte superior do edifício.
Até março, o Hospital Leonardo Da Vinci estava fechado e era uma unidade particular. O governo do Ceará requisitou e equipou o espaço para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O hospital funciona como uma unidade de retaguarda e recebe apenas pacientes que precisam de internação por conta da Covid-19.
O Ceará é o estado com o terceiro maior número de casos no Brasil. Até o final da tarde de terça-feira (7), eram 1.138 confirmações e 35 mortes pela doença. Em coletiva de imprensa na segunda-feira (6), o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, afirmou que os serviços de diálise já estavam em funcionamento e que a tomografia seria implantada até o final de semana. “As equipes estão sendo ajustadas para que ele tenha sua capacidade máxima ampliada até o fim da semana”, afirmou o secretário. A expectativa é que o hospital tenha 30 leitos de UTI e 200 leitos de clínica médica em funcionamento até a próxima semana.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital