UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso tuíte sobre cura de ‘primo Antonio Carlos’ com cloroquina em hospital no Rio
09.04.2020 - 17h53
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a imagem de um tuíte de uma pessoa dizendo que acaba de sair do “Hospital Unimed da Barra”, onde seu primo “Antonio Carlos, de 67 anos”, foi curado após ser tratado com cloroquina. Ele teria contraído Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, 16 dias antes. A pessoa ainda cita o perfil da TV Record Rio e se dispõe a dar uma entrevista para contar o caso. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“CURADO POR CLOROQUINA !
Acabei de sair do Hosp. Unimed da Barra, onde meu primo Antonio Carlos de 67 anos, há 16 dias foi detectado com o COVID-19 e hoje após tratamento com CLOROQUINA, está CURADO.”
Texto de tuíte que circula pelas rede sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Hospital Unimed-Rio, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, afirmou, em nota, que nenhum paciente chamado Antonio Carlos, com 67 anos e com Covid-19, foi atendido e tratado no local. “A unidade reforça ainda que segue todas as orientações do Ministério da Saúde para o tratamento dos casos suspeitos ou confirmados da doença”, diz o texto.
O mesmo texto circulou pelo Twitter como se tivesse sido escrito por pelo menos três autores diferentes, todos eles apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Como nenhuma palavra foi trocada, isso levantou a suspeita de que se tratasse de uma ação coordenada de robôs. Por conta disso, usuários passaram a fazer piadas com o tuíte, dizendo que agora muitas pessoas têm um primo chamado “Antonio Carlos”.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital