UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Modesto Carvalhosa não protocolou pedido de intervenção militar no STF e nos governos estaduais
13.04.2020 - 13h56
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o advogado Modesto Carvalhosa protocolou um pedido de intervenção militar no Supremo Tribunal Federal (STF) e nos governos estaduais. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“O bicho agora vai pegar. Jurista Modesto Carvalhosa protocola junto as Forças Armadas (sic), pedido de intervenção do STF e dos governos dos estados”
Imagem publicada no Facebook que, até as 13h do dia 13 de março de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 15 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em sua conta no Twitter, Carvalhosa negou que tenha assinado qualquer documento com este teor. “Tem circulado petição eletrônica, com minha assinatura, que requer ao presidente Bolsonaro a intervenção das Forças Armadas em decorrência da pandemia. Não redigi essa petição, não assinei essa petição, não autorizei que ninguém apusesse minha assinatura em tão rematado absurdo”, escreveu.
O que, de fato, aconteceu é que o advogado Luís Carlos Crema apresentou um requerimento solicitando “intervenção da União, mediante ação das Forças Armadas” em estados e municípios que atuem de forma mais incisiva no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Não há nenhum pedido de intervenção no STF.
Crema argumenta que os decretos determinando o fechamento do comércio e de outras atividades em determinadas partes do país “violaram a Constituição da República e invadiram a competência do Congresso Nacional, da Presidência da República e do Ministério de Estado da Saúde”.
O pedido traz algumas informações flagrantemente falsas. É dito, por exemplo, que o decreto que instituiu a quarentena no estado de São Paulo “causou colapso no sistema de abastecimento” e que o SARS-CoV-2 é um vírus “não letal para a população em geral”.
Algumas versões do conteúdo analisado pela Lupa incluem também o desembargador Laércio Laurelli. Ele negou, em suas redes sociais, “ter assinado essa esdrúxula proposição”. Em 2019, Carvalhosa e Laurelli assinaram um pedido de impeachment do ministro do STF Gilmar Mendes junto com Crema.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital