UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de homem sendo agredido pela PM de São Paulo foi publicado em dezembro
14.04.2020 - 19h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem sendo abordado e agredido com cassetetes por policiais militares. A legenda diz que “o povo já começou a apanhar” e “nem chegou segunda-feira”, em referência à uma fala do governo de São Paulo, João Doria (PSDB), que afirmou que adotaria “medidas mais rígidas”, como advertências e prisão, caso a população não respeitasse o isolamento social para combater a Covid-19. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“NEM CHEGOU SEGUNDA FEIRA E O POVO JÁ COMEÇOU A APANHAR!!!!!!!UM ABSURDO ESSE SENHOR APANHAR SEM ARMA E DE 2 POLICIAIS!!!! ”Legenda do vídeo publicado no Facebook que até as 14h do dia 14 de abril de 2020 tinha mais de 18 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo e é usado fora de contexto para criticar ações do governo paulista no combate a Covid-19. Uma versão do vídeo já tinha sido publicada no dia 3 de dezembro de 2019, no Twitter — ou seja, dois meses antes do primeiro caso de Covid-19 ser confirmado no Brasil.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que a abordagem aconteceu em dezembro 2019, em Mogi das Cruzes, região metropolitana da capital. Segundo a instituição, o homem que aparece no vídeo “agrediu a companheira em um posto de combustível” e, posteriormente, foi abordado pela PM e reagiu. Um inquérito foi instaurado para apurar a conduta dos policiais e o caso foi encaminhado para o Tribunal de Justiça Militar (TJM).
A legenda que acompanha a publicação, feita no último domingo (12), diz que “nem chegou segunda-feira e o povo já começou a apanhar” em referência à uma fala do governo de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele disse que poderia tomar “medidas mais rígidas”, como advertências e voz de prisão, caso a população não respeitasse o isolamento social.
Na última segunda-feira (13), ele anunciou que o isolamento tinha aumentado na capital paulista e recuou sobre a adoção das medidas citadas. Desde 24 de março, apenas serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança têm autorização para funcionar.
Até terça-feira (14), o estado de São Paulo registrou 9.371 casos confirmados e 695 mortes por Covid-19. Na capital, eram 6.418 casos e 456 óbitos.
Nesta terça, a Lupa checou outra publicação com a mesma temática. Nela, um vídeo antigo de uma abordagem policial também é utilizado para afirmar que a Polícia Militar de São Paulo está abordando e agredindo pessoas que saem de casa.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital