UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de homem sendo agredido pela PM de São Paulo foi publicado em dezembro
14.04.2020 - 19h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem sendo abordado e agredido com cassetetes por policiais militares. A legenda diz que “o povo já começou a apanhar” e “nem chegou segunda-feira”, em referência à uma fala do governo de São Paulo, João Doria (PSDB), que afirmou que adotaria “medidas mais rígidas”, como advertências e prisão, caso a população não respeitasse o isolamento social para combater a Covid-19. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“NEM CHEGOU SEGUNDA FEIRA E O POVO JÁ COMEÇOU A APANHAR!!!!!!!UM ABSURDO ESSE SENHOR APANHAR SEM ARMA E DE 2 POLICIAIS!!!! ”Legenda do vídeo publicado no Facebook que até as 14h do dia 14 de abril de 2020 tinha mais de 18 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo e é usado fora de contexto para criticar ações do governo paulista no combate a Covid-19. Uma versão do vídeo já tinha sido publicada no dia 3 de dezembro de 2019, no Twitter — ou seja, dois meses antes do primeiro caso de Covid-19 ser confirmado no Brasil.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que a abordagem aconteceu em dezembro 2019, em Mogi das Cruzes, região metropolitana da capital. Segundo a instituição, o homem que aparece no vídeo “agrediu a companheira em um posto de combustível” e, posteriormente, foi abordado pela PM e reagiu. Um inquérito foi instaurado para apurar a conduta dos policiais e o caso foi encaminhado para o Tribunal de Justiça Militar (TJM).
A legenda que acompanha a publicação, feita no último domingo (12), diz que “nem chegou segunda-feira e o povo já começou a apanhar” em referência à uma fala do governo de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele disse que poderia tomar “medidas mais rígidas”, como advertências e voz de prisão, caso a população não respeitasse o isolamento social.
Na última segunda-feira (13), ele anunciou que o isolamento tinha aumentado na capital paulista e recuou sobre a adoção das medidas citadas. Desde 24 de março, apenas serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança têm autorização para funcionar.
Até terça-feira (14), o estado de São Paulo registrou 9.371 casos confirmados e 695 mortes por Covid-19. Na capital, eram 6.418 casos e 456 óbitos.
Nesta terça, a Lupa checou outra publicação com a mesma temática. Nela, um vídeo antigo de uma abordagem policial também é utilizado para afirmar que a Polícia Militar de São Paulo está abordando e agredindo pessoas que saem de casa.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 12h06
Política
É falso que Donald Trump recebeu Michelle Bolsonaro no aeroporto; imagem foi gerada por IA

Homem diz em vídeo que a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, está nos Estados Unidos e foi recebida pelo presidente Donald Trump. Ele exibe uma foto de ambos, que aparentam estar em um aeroporto. É falso. Não há registros na imprensa sobre o suposto encontro. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 11h18
Internacional
Imagem viral de casa intacta em incêndios em LA foi gerada por IA

Circula nas redes a imagem de uma casa intacta, em meio a outras em chamas, que supostamente resistiu aos incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, a residência pertencia a um católico e teria sido poupada graças à estátua de Jesus Cristo. É falso. Imagem tem indícios de uso de IA.

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 10h46
Política
Imagem de Michelle e Trump com placa 'Bolsonaro 2026' foi criada por IA

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra Michelle Bolsonaro e Donald Trump segurando uma placa com os dizeres “Bolsonaro Presidente 2026”. A imagem é falsa. Trata-se de uma criação feita a partir de Inteligência Artificial (IA). Ferramentas que detectam uso de IA em conteúdos apontaram a utilização do recurso na foto.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital