UOL - O melhor conteúdo
Lupa
São falsos tuíte e perfil de General Heleno com afirmação de que Bolsonaro teve Covid-19
20.04.2020 - 12h54
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um suposto tuíte do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, no qual ele diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “se curou” da Covid-19.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“A imprensa trata o coronavírus como algo que vai acabar com a vida no planeta. Eu tive e passei tranquilamente assim como o presidente Jair Bolsonaro. Nem precisei parar de fumar meu cigarro”
Imagem de tuíte atribuído ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno em post do Facebook, que, até as 12h do dia 20 de abril, tinha cerca de cerca de 600 compartilhamentos
Falso
O tuíte analisado pela Lupa não é de autoria do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e sim de uma conta falsa atribuída ao general. É possível reparar na imagem que o perfil que publicou o post é @generalaugustoh. Trata-se de uma conta “fake” do ministro, que foi posteriormente apagada – ainda é possível encontrá-la usando o cache do Google. O perfil real de Heleno, que tem o selo de verificação do Twitter, é @gen_heleno.
Em 18 de março deste ano, Heleno, de fato, testou positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele chegou a frequentar uma reunião de gabinete apenas sete dias depois de entrar em quarentena, contrariando recomendação do Ministério da Saúde, e foi diagnosticado como recuperado no dia 31. Já Bolsonaro diz que fez dois testes para Covid-19, usando um pseudônimo. De acordo com ele próprio, os testes deram negativo. Ele se recusou, entretanto, a dar publicidade a esses exames.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


24.01.2025 - 08h59
Política
É falso que TCU aprovou pedido de impeachment de Lula

Circula nas redes a afirmação de que o TCU aprovou um pedido de impeachment do presidente Lula devido a uma pedalada fiscal de R$ 6 bilhões. É falso. O Tribunal não possui competência constitucional para tal prerrogativa. A responsabilidade de aprovar impeachment é da Câmara e do Senado, conforme a Lei 1.079/1950.

Maiquel Rosauro
23.01.2025 - 18h16
Sociedade
Não existe nova lei que prevê o pagamento de pensão socioafetiva

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que uma nova lei de pensão prevê uma “pensão socioafetiva”. De acordo com a publicação viral, basta um relacionamento breve para que surja a obrigação de pagar pensão alimentícia para os filhos de outra pessoa. É falso. Não existe uma nova lei de pensão.

João Pedro Capobianco
23.01.2025 - 16h39
Economia
INSS não emitiu comunicado emergencial sobre o fim do pagamento da aposentadoria

Circula nas redes uma notícia que afirma: “Fim dos R$1.518: INSS emite comunicado emergencial com suspensão no pagamento à lista de aposentados”. Falta contexto. Apesar do título abrir interpretação para entender que se trata do fim total do benefício, o INSS não cancelou a aposentadoria, mas sim afirmou que existem condições para o recebimento.

Evelyn Fagundes
23.01.2025 - 15h44
Segurança
Uso de Coca-Cola para apagar incêndios não é recomendado por Bombeiros

Circula nas redes um vídeo sugerindo o refrigerante Coca-Cola como método eficiente para apagar incêndios, comparando-o a extintores. Porém, o Corpo de Bombeiros alerta que o uso da bebida não é seguro e não deve ser adotado como solução em emergências. A recomendação é sempre acionar o número 193 para orientação e ajuda.

Catiane Pereira
23.01.2025 - 12h55
Internacional
Bandeira do orgulho LGBT+ não foi banida em escolas dos EUA; medida atinge embaixadas e consulados

Circula nas redes sociais a alegação de que a bandeira do orgulho LGBTQIA+ foi banida das escolas nos Estados Unidos. Publicações repercutem o boato com a imagem de uma bandeira junto à palavra “banido”. É falso. A medida atinge todos os símbolos que não sejam a bandeira nacional e vale para embaixadas e consulados norte-americanos, e não escolas.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital