Circula nas redes a afirmação de que o TCU aprovou um pedido de impeachment do presidente Lula devido a uma pedalada fiscal de R$ 6 bilhões. É falso. O Tribunal não possui competência constitucional para tal prerrogativa. A responsabilidade de aprovar impeachment é da Câmara e do Senado, conforme a Lei 1.079/1950.
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que uma nova lei de pensão prevê uma “pensão socioafetiva”. De acordo com a publicação viral, basta um relacionamento breve para que surja a obrigação de pagar pensão alimentícia para os filhos de outra pessoa. É falso. Não existe uma nova lei de pensão.
Circula nas redes uma notícia que afirma: “Fim dos R$1.518: INSS emite comunicado emergencial com suspensão no pagamento à lista de aposentados”. Falta contexto. Apesar do título abrir interpretação para entender que se trata do fim total do benefício, o INSS não cancelou a aposentadoria, mas sim afirmou que existem condições para o recebimento.
Circula nas redes um vídeo sugerindo o refrigerante Coca-Cola como método eficiente para apagar incêndios, comparando-o a extintores. Porém, o Corpo de Bombeiros alerta que o uso da bebida não é seguro e não deve ser adotado como solução em emergências. A recomendação é sempre acionar o número 193 para orientação e ajuda.
Circula nas redes sociais a alegação de que a bandeira do orgulho LGBTQIA+ foi banida das escolas nos Estados Unidos. Publicações repercutem o boato com a imagem de uma bandeira junto à palavra “banido”. É falso. A medida atinge todos os símbolos que não sejam a bandeira nacional e vale para embaixadas e consulados norte-americanos, e não escolas.