UOL - O melhor conteúdo
Lupa
São falsos tuíte e perfil de General Heleno com afirmação de que Bolsonaro teve Covid-19
20.04.2020 - 12h54
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um suposto tuíte do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, no qual ele diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “se curou” da Covid-19.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“A imprensa trata o coronavírus como algo que vai acabar com a vida no planeta. Eu tive e passei tranquilamente assim como o presidente Jair Bolsonaro. Nem precisei parar de fumar meu cigarro”
Imagem de tuíte atribuído ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno em post do Facebook, que, até as 12h do dia 20 de abril, tinha cerca de cerca de 600 compartilhamentos
Falso
O tuíte analisado pela Lupa não é de autoria do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e sim de uma conta falsa atribuída ao general. É possível reparar na imagem que o perfil que publicou o post é @generalaugustoh. Trata-se de uma conta “fake” do ministro, que foi posteriormente apagada – ainda é possível encontrá-la usando o cache do Google. O perfil real de Heleno, que tem o selo de verificação do Twitter, é @gen_heleno.
Em 18 de março deste ano, Heleno, de fato, testou positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele chegou a frequentar uma reunião de gabinete apenas sete dias depois de entrar em quarentena, contrariando recomendação do Ministério da Saúde, e foi diagnosticado como recuperado no dia 31. Já Bolsonaro diz que fez dois testes para Covid-19, usando um pseudônimo. De acordo com ele próprio, os testes deram negativo. Ele se recusou, entretanto, a dar publicidade a esses exames.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital