UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que hospital dedicado à Covid-19 em Fortaleza não tem pacientes
22.04.2020 - 13h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando o interior do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no Ceará. A legenda diz que a reportagem de um jornal local mostrou que sete leitos estavam ocupados, mas que na visita feita por um vereador não foram encontrados pacientes. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Hoje [20 de abril] no CETV 1 foi noticiado que já tinha 7 leitos ocupados no hospital de campanha do estádio Presidente Vargas, mas vereadores de Fortaleza conseguiram com efeito de liminar entrar no local e mostrar a realidade!!! Só queria saber onde botaram esses 7 pacientes ???”Legenda do vídeo compartilhado no Facebook que até as 13h do dia 22 de abril de 2020 tinha mais de 24 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo utilizado para tentar comprovar que o Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas não tem pacientes é antigo. A filmagem original foi feita pelo vereador Márcio Martins (PROS) no dia 17 de abril. Na época, o vereador obteve uma liminar na justiça para inspecionar o trabalho de construção da unidade. O hospital inaugurou os primeiros 51 leitos somente no sábado, dia 18 de abril.
Já a reportagem do CETV 1 – telejornal exibido pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo em Fortaleza – que noticiou a ocupação de sete leitos no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas foi gravada no dia 20 de abril – três dias depois do vídeo feito pelo vereador. Ou seja, a legenda da publicação engana ao comparar a situação em dois dias diferentes.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza afirmou que os três primeiros pacientes foram transferidos para o hospital ainda na noite de sábado (18) e que na segunda-feira (20) eram sete leitos ocupados, como mostrou a reportagem do CETV 1.
Na terça-feira (21), um novo bloco com mais 51 leitos entrou em funcionamento. Nesta quarta-feira (22), 25 pacientes estavam internados no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas. Pelo menos duas pessoas já receberam alta na unidade.
Além do hospital de campanha, a cidade de Fortaleza atende casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Instituto Dr. José Frota e também no Hospital Infantil Filantrópico Sopai. No último domingo (19), a Prefeitura de Fortaleza prorrogou o isolamento social até dia 5 de maio. Até  a manhã de quarta-feira (22), o Ceará tinha 3.858 casos confirmados e 227 mortes por Covid-19. Na capital Fortaleza, eram 3.153 casos e 181 óbitos.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
10.06.2025 - 10h08
Política
É falso que Macron cumprimentou Janja com selinho em visita à França

Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 09h18
Economia
É falso que não houve prisões por fraude no INSS

Post diz que ninguém foi preso na fraude dos descontos ilegais do INSS. É falso. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, em 23 de abril, com intuito de combater o esquema. Na ocasião, foram emitidos seis mandados de prisão temporária, sendo que três foram cumpridos e outros três estão foragidos.

Maiquel Rosauro
05.06.2025 - 18h02
Fraude
Magazine Luiza não está oferecendo 98% de desconto para quem fizer uma avaliação online da loja

Circula no Facebook um vídeo falso sobre uma campanha do Magazine Luiza que promete 98% de desconto. A empresa negou a promoção e orienta que as compras sejam feitas apenas pelo site oficial: www.magazineluiza.com.br.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital