UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas
23.04.2020 - 16h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma fotografia mostrando uma trincheira com diversos caixões enfileirados no Amazonas. A legenda diz que, segundo reportagem do Jornal da Band, “estão enterrando caixões vazios para causar pânico na população”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Estão enterrando caixões vazios para causa pânico a população do amazonas. Denunciaram hoje no jornal da band”Legenda imagem compartilhada no Facebook que até as 15h do dia 23 de abril de 2020 tinha mais de 13 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A publicação foi feita no dia 21 de abril. Na edição do Jornal da Band anterior à publicação, do dia 20, e nas duas edições posteriores, do dia 21 e dia 22, não foram encontradas reportagens “denunciando” caixões vazios em cemitérios do Amazonas.
Por WhatsApp, a direção da Band Amazonas disse que “não publicou nada acerca” de caixões vazios, e classificou o post como “fake news”. “Fizemos uma reportagem sobre valas comuns que estavam sendo feitas pela prefeitura para enterrar vítimas de Covid-19. (…) Mas não [fizemos] texto nem narração falando de caixões vazios”, disse a direção.
A Band Nacional também negou ter feito qualquer “denúncia” desse tipo. “A Band não exibiu nenhuma reportagem sobre enterros com caixões vazios”, diz a mensagem.
Em nota, a Prefeitura de Manaus, que é a responsável pelos cemitérios, afirmou que “não procede a informação que caixões estão sendo enterrados vazios”.  A prefeitura também disse ter entrado em contato com a emissora. De acordo com eles, a direção informou que “não foi publicada notícia com essa informação”.
Segundo a Prefeitura de Manaus, o número de sepultamentos mais do que triplicou nos últimos dias, saltando de uma média diária de 30 enterros para mais de 100 por dia. Por conta da alta demanda, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) adotou o sistema de trincheiras no cemitério Nossa Senhora Aparecida. Esse é o único cemitério público com capacidade para receber novas covas, fazendo com que o sepultamento só possa ser realizado em outro cemitério caso a família já possua sepultura no local.
Até quarta-feira (22), o estado do Amazonas tinha 2.479 casos confirmados e 206 mortes por Covid-19. Na capital Manaus, eram 1.958 casos e 173 óbitos. Esses números não incluem casos suspeitos. O estado tem a proporção mais alta de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o país: cerca de 62 a cada 100 mil habitantes.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital