UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Post erra ao comparar taxa de letalidade da Covid-19 em Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro
29.04.2020 - 14h23
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um post que compara a taxa de letalidade da Covid-19 em Minas Gerais com outros três estados: São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. O texto informa, por exemplo, que a taxa de letalidade de Minas Gerais é “11 vezes menor” que em São Paulo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Em Minas Gerais , onde o governador é sério e não está envolvido na trama para derrubar o Presidente, a taxa de letalidade da covid-19 é mais de 11 vezes menor que em São Paulo”
Texto publicado no Facebook que, até às 12h do dia 29 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1,3 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em termos estritamente matemáticos, o conceito de onze vezes menor é impossível – “uma vez menor” já significaria zero. Mas mesmo sem levar esse detalhe ao pé da letra, a informação também é falsa. A taxa de letalidade em São Paulo não é 11 vezes maior do que a de Minas Gerais, mas cerca do dobro.
Os dados do Ministério da Saúde mostram que Minas Gerais tinha um total de 1.649 pessoas infectadas e 71 óbitos até o dia 28 de abril, dia anterior à publicação deste conteúdo. Sendo assim, a cada 100 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 no estado, 4,3 morreram. São Paulo, por sua vez, tem 24.041 casos registrados e 2.049 óbitos. Com isso, a cada 100 pessoas infectadas, 8,5 morreram.
Vale adicionar que o texto publicado no Facebook também erra ao mencionar o número absoluto de mortos. O post afirma que 47 pessoas morreram de Covid-19 em Minas Gerais e que 1134 pacientes morreram da doença em São Paulo. Na data em que o post foi publicado, o número de óbitos era consideravelmente maior nos dois estados – 71 em Minas Gerais e  2049 em São Paulo.
Vale pontuar que é bastante provável que o número de casos e de mortes podem estar significativamente subestimados no país. Segundo o Worldometers, base de dados que agrega informações sobre países de todo o mundo, o número de testes realizados no país, 339 mil (ou 1,5 mil para cada um milhão de habitantes), é consideravelmente mais baixo, em termos absolutos e relativos, quando comparados a de outros países afetados pela Covid-19. Nos Estados Unidos, por exemplo, foram 6 milhões de testes, ou 18 mil para cada um milhão de habitantes. Na Itália, foram 1,9 milhões, ou 32 mil para cada um milhão de habitantes. Logo, os números reais podem ter diferenças significativas dos números registrados oficialmente.

“Em Minas Gerais , onde o governador é sério e não está envolvido na trama para derrubar o Presidente, a taxa de letalidade da covid-19 é (…) mais de 10 vezes menor que no Ceará”
Texto publicado no Facebook que, até às 12h do dia 29 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1,3 mil pessoas
Falso
A taxa de letalidade da Covid-19 no Ceará não é 10 vezes maior do que em Minas Gerais. Na realidade, ela é cerca de 35% maior. Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais registrou 1.649 casos da doença e  71 óbitos até o dia 28 de abril, o que significa que a cada 100 pacientes com Covid-19 no estado, 4,3 morreram. Ao analisar os dados do Ceará, vemos que a cada 100 casos, 5,8 pessoas morreram. Ao todo, o estado teve 6.918 casos e 403 óbitos até o dia 28 de abril.

“Em Minas Gerais , onde o governador é sério e não está envolvido na trama para derrubar o Presidente, a taxa de letalidade da covid-19 é (…) mais de 31 vezes menor que no Rio de Janeiro?”
Texto publicado no Facebook que, até às 12h do dia 29 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1,3 mil pessoas
Falso
A taxa de letalidade da Covid-19 no Rio de Janeiro é o dobro da taxa de Minas Gerais, e não 31 vezes maior. Os dados do Ministério da Saúde mostram que a cada 100 infectados em Minas Gerais, 4,3 morrem no estado. Até o dia 28 de abril, Minas Gerais tinha 1.649 casos da doença e 71 óbitos. No Rio de Janeiro,a cada 100 infectados, 8,6 morreram. O estado teve um total de 8.504 pessoas infectadas com a doença e 738 óbitos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital