UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que caixões de vítimas de Covid-19 em Belo Horizonte estavam cheios de pedras
30.04.2020 - 16h59
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um post com a afirmação de que foram desenterrados diversos caixões de vítimas da Covid-19 em Belo Horizonte (MG). Ao serem abertos, não havia corpos de pessoas mortas pelo novo coronavírus no seu interior, e sim pedras e papelão. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“FORAM DESENTERRADOS DIVERSOS CAIXOES NO CEMITERIO DE BH E ENCONTRARAM PEDRAS E PAPELAO DENTRO! E DAI’ , HIPOCRITAS!”
Texto publicado no Facebook que, até às 16h do dia 30 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 16 mil pessoas no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da prefeitura de Belo Horizonte informou, em nota, que não há registro de caixões vazios sendo desenterrados em qualquer cemitério da cidade. “Trata-se de notícia falsa (fake news)”, disse. A prefeitura ressaltou ainda que cada cemitério realiza sepultamentos de Covid-19 respeitando as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Tampouco há qualquer referência a esse caso em veículos de comunicação locais. A Lupa buscou informações em veículos baseados na capital mineira, incluindo o Estado de Minas, Super Notícia, O Tempo e G1 Belo Horizonte, e não encontrou nenhuma reportagem citando este fato.
A única história tratando de um caso similar foi publicada pelo BHAZ, e a reportagem, além de não ter ocorrido em Belo Horizonte, dizia o exato contrário: por causa de notícias falsas, pessoas com familiares mortos por Covid-19 em Manaus estavam abrindo caixões que, por segurança, deveriam ficar lacrados. Nenhum deles estava vazio.
O boletim epidemiológico da prefeitura de Belo Horizonte comunica que o município tinha 561 casos confirmados e 16 óbitos da doença até o dia 29 de abril. Contudo, o número de casos suspeitos é bem maior e já totalizou 30.366 notificações. Desses, apenas 1.244 foram descartados.
Essa não é a primeira vez que circula pelas redes sociais um post sobre supostos enterros simulados de vítimas da Covid-19. Na última quarta-feira (29), a Lupa desmentiu um boato que dizia que caixões vazios estariam sendo enterrados em Manaus para provocar pânico na população. Classificamos a informação como falsa.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital