UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Rui Costa pediu para a prefeita de Porto Seguro ‘arrumar 200 casos de Coronavírus’
30.04.2020 - 18h19
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais gravação de uma videoconferência realizada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), com a prefeita do município de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD). A legenda diz que Costa pediu para a prefeita “arrumar com urgência” 200 casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Já sentiu nojo hoje? O Governador Rui Costa PT/BA pede para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira do PSD, arrumar com urgência 200 casos de Coronavírus para colocar nas estatísticas para pedir dinheiro pro governo federal. As imagens falam por si próprio”
_Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 18h do dia 30 de abril, tinha sido compartilhado por mais de 1,1 mil pessoas
_
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora o vídeo seja verdadeiro, em momento algum o governador da Bahia, Rui Costa (PT), solicita que a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), “arrume com urgência” casos de Covid-19 no município. O governador apenas cita, proporcionalmente, a razão entre ocupação de leitos de UTI e casos confirmados da doença.
O vídeo original foi postado pela prefeita, em seu perfil pessoal, no dia 23 de abril. Na gravação, é mostrada uma videoconferência realizada por Costa também com outros prefeitos do estado. “Segue complemento da nossa interação em reunião com nosso governador @ruicostaoficial e secretário estadual de Saúde @fabio_vboas”, diz a legenda.

Segue complemento da nossa interação em reunião com nosso governador @ruicostaoficial e secretário estadual de Saúde @fabio_vboas

Publicado por Cláudia Oliveira em Quinta-feira, 23 de abril de 2020

Nos cerca de dez minutos de gravação, Costa estima qual seria a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de acordo com a quantidade de pacientes com coronavírus não recuperados. Na conta realizada pelo governo, para cada 100 pessoas identificadas com a doença, 5 leitos de UTI estariam ocupados. “Você precisa num momento o que a gente está chamando de ativo (…) então para ocupar dez leitos de UTI, precisavam ter 200 pessoas simultaneamente ativos com a doença”, afirma.
O governador diz, ainda, que a quantidade de leitos de Porto Seguro pode não ser suficiente para atender a demanda caso medidas de distanciamento social não sejam cumpridas. “É evidente que não é suficiente nenhuma quantidade de UTI”, conclui. “Se houver um relaxamento, todo mundo for para a rua e sair contaminando todo mundo, nem que tenha 200 leitos aí vai dar conta”.
Essa informação também foi verificada pelos sites Aos Fatos, Boatos.org e Bahia Notícias.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 12h28
Política
Vídeo comparando inglês de Lula e Bolsonaro foi manipulado por IA

Circula nas redes sociais um vídeo que compara o inglês de Lula e Bolsonaro. É falso. A gravação em que Lula aparece falando inglês foi manipulada com inteligência artificial. O trecho original é de um debate de 2022, em que ele falou somente em português.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital