UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Fotos de caixões vazios jogados no chão são anteriores à pandemia
05.05.2020 - 15h46
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post com imagens que mostram caixões vazios com a tampa aberta ao seu lado, jogados sobre a grama. De acordo com a legenda, as fotos são de “enterros falsos” de vítimas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que teriam ocorrido em São Paulo e no Amazonas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Caixões ‘sepultados’ vazios em SP e no Amazonas”
Legenda de post no Facebook que, até as 13h de 5 de maio de 2020, tinha mais de 1,9 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. As fotos mostradas no post são antigas, de 2015 e 2018, e não foram tiradas em São Paulo ou no Amazonas. Portanto, não têm qualquer relação com os enterros de vítimas de Covid-19 que ocorrem no país.
A imagem que mostra um caixão aberto com a tampa na vertical, do lado direito, circulava na internet em fevereiro de 2018 – ou seja, dois anos antes do início da pandemia. O caixão teria sido encontrado aberto na beira da estrada, entre os municípios de Arari e Vitória do Mearim, no Maranhão, com sinais de que foi usado em um enterro. Na época, blogs locais exibiram essa foto ao lado de outra, tirada de um ângulo diferente, dizendo se tratar do desaparecimento de um cadáver.
Já a imagem do caixão aberto na diagonal foi extraída de uma reportagem do telejornal JPB 1ª edição, exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da TV Globo na Paraíba, em 17 de agosto de 2015. O recipiente foi encontrado na calçada por moradores do bairro de Cruz das Almas, localizado em João Pessoa, ao lado do cemitério São José. Ele teria sido abandonado na rua por estar infestado de cupins. As imagens do vídeo mostram uma série de buracos na madeira.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital