UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Washington Post informou que paciente zero da Covid-19 era funcionário de laboratório em Wuhan
11.05.2020 - 16h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o jornal Washington Post confirmou que o primeiro paciente contaminado pelo vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19, era funcionário de um laboratório de virologia da cidade de Wuhan, na China. A informação foi publicada no site Conexão Amazonas. Essa sugestão de checagem foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira a checagem da Lupa:
“O Washington Post confirma a origem do paciente zero do coronavírus: ele era funcionário do famoso laboratório de virologia da cidade chinesa de Wuhan”
Texto publicado no site Conexão Amazonas que, até às 13h do dia 11 de maio de 2020, já havia sido compartilhado por mais de 200 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O jornal americano Washington Post não publicou uma reportagem informando que o paciente zero do novo coronavírus era um funcionário de um laboratório de virologia da Wuhan, na China. Essa informação começou a circular após o veículo publicar um artigo de opinião falando sobre falhas de segurança em um laboratório na cidade chinesa. Contudo, o texto afirma que ainda não há evidências conclusivas sobre a fonte do vírus responsável pela Covid-19.
“Dois anos antes da pandemia do novo coronavírus virar o mundo de cabeça para baixo, funcionários da Embaixada dos Estados Unidos visitaram repetidamente um centro de pesquisa chinês na cidade de Wuhan e enviaram dois avisos oficiais a Washington sobre a insuficiente segurança do laboratório, que estava conduzindo estudos de risco sobre coronavírus em morcegos. Os cabos alimentaram o debate dentro do governo dos EUA sobre se este ou qualquer outro laboratório de Wuhan era a fonte do vírus, embora ainda não haja evidências conclusivas”, diz o texto.
Em seu Facebook, o editor de opinião em espanhol do Washington Post, Mael Vallejo, desmentiu a informação de que a origem do novo coronavírus veio de um funcionário de um laboratório de Wuhan.
O Washington Post tem uma equipe de checagem que já classificou como falsa a informação que o vírus da Covid-19 teria sido criado dentro de um laboratório da China. No início de maio, os checadores do jornal informaram que conversaram com pesquisadores sobre o assunto e que todos acreditam que o vírus é resultado de um processo natural.
Até o momento, especialistas afirmam que não existem comprovação de que o vírus da Covid-19 tenha sido criado dentro de um laboratório, intencionalmente ou não. Em março, pesquisadores australianos publicaram um estudo genético do vírus na revista Nature Medicine que “mostra claramente que o SARS-CoV-2 não é um constructo de laboratório nem um vírus manipulado propositadamente”. As técnicas de modificação genética dos vírus deixam vestígios e não há traços dessas pegadas no novo coronavírus, segundo os cientistas. O projeto Lupa na Ciência publicou uma reportagem sobre esse assunto em abril deste ano.
Os sites espanhóis Maldita.es e Newtral, e o site colombiano La Silla Vacía, também verificaram essa informação. Esses sites fazem parte da aliança internacional de checadores contra desinformação durante a pandemia de Covid-19, coordenada pela IFCN, da qual a Lupa também participa.  No Brasil, checagem semelhante foi feita pelo pelo Boatos.org.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.01.2025 - 12h48
Saúde
Não há evidências de que morte de jovem em SP esteja ligada ao vírus HMPV

Post alega que foi confirmada a primeira morte no Brasil pelo metapneumovírus humano (HMPV), de uma jovem de 29 anos, no dia 4 de janeiro, em Cristais Paulista (SP). É falso. Ela morreu com suspeita de virose. O HMPV é um vírus respiratório comum, identificado pela primeira vez no Brasil em 2004, e que tem gerado um surto na China atualmente

Maiquel Rosauro
13.01.2025 - 13h43
Saúde
Vídeo usa imagens fora de contexto para alegar surto de virose no Brasil

Um vídeo nas redes sociais alega ocorrer um surto de virose em vários estados do país, com hospitais lotados e tendas de voluntários. Falta Contexto. Especialistas ouvidos pela Lupa explicam que as viroses gastrointestinais são comuns no verão e podem surgir em diferentes localidades sem, necessariamente, haver uma conexão direta entre elas.

Catiane Pereira
10.01.2025 - 16h18
Economia
É falso que Brics tenham criado uma moeda própria cotada em US$ 45

Circula nas redes que o Brics criaram uma moeda própria cotada em US$ 45 e que já está em curso um processo de “desdolarização” mundial. É falso. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e o Itamaraty confirmaram que o bloco econômico não possui uma moeda própria e que não há discussões em andamento para a criação de uma moeda única.

Catiane Pereira
10.01.2025 - 14h17
Economia
Haddad não disse que tem planos de ‘taxar tudo’; vídeo foi feito com IA

Circula, pelas redes sociais, um vídeo em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que tem planos de “taxar tudo, tudo, tudo”. No vídeo, Haddad diz que o Brasil terá imposto para animais de estimação e para mulheres grávidas. É falso. O vídeo foi feito com Inteligência Artificial (IA).

João Pedro Capobianco
10.01.2025 - 14h16
Internacional
Vídeo de rebelião militar contra Maduro é de militares no exílio, não na ativa

Post traz um vídeo no qual homens que se apresentam como oficiais das Forças Armadas Nacionais da Venezuela fazem críticas, em espanhol, ao presidente Nicolás Maduro. A legenda que acompanha o vídeo diz que militares venezuelanos se rebelaram contra Maduro. Falta contexto. Os militares à frente do vídeo não estão na ativa e vivem no exílio.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital