Posts em campanha pela aprovação do Projeto de Lei 2858/2022, que propõe anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, apelam ao emocional e minimizam os crimes para sensibilizar parlamentares. O PL, que seria analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi transferido para uma comissão especial, atrasando sua tramitação.
Levantamento da Lupa identificou mais de 30 conteúdos criados com Inteligência Artificial (IA) que usaram imagens de 11 políticos para aplicar golpes que capturam dados pessoais e solicitam dinheiro. Os vídeos de Marçal e Bolsonaro foram os mais usados nas fraudes. Alckmin, Haddad e Marina Silva também tiveram suas imagens manipuladas.
A campanha para as eleições presidenciais nos Estados Unidos foi marcada pela alta circulação de alegações falsas. Falsidades sobre imigrantes, já desmentidas anteriormente, voltaram à tona e acusações de fraude eleitoral ganharam fôlego nos últimos dias antes do fim da votação. A desinformação sobre o pleito também circulou entre brasileiros.
Usuários da Truth Social, rede criada pelo ex-presidente Donald Trump, replicam em massa o discurso de fraude defendido pelo candidato republicano nas eleições dos EUA, que ocorrem nesta terça (5). Os posts contêm acusações sem provas de troca de votos para Kamala Harris e alegações infundadas de roubo, alcançando grupos bolsonaristas em português.
Após as eleições municipais, as agências de checagem observam que o período teve menos pedidos de verificação enviados pelo público do que o esperado. A desconfiança crescente está afastando os brasileiros da política? Um esforço inédito entre seis veículos e a ONG Meedan busca combater a desinformação e a crise de confiança que ameaça a democracia