UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que autoridades italianas descobriram que Covid-19 é causada por bactéria
15.05.2020 - 16h30
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp que o Ministério da Saúde da Itália informou que as mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são resultado da ação de uma bactéria – e não do vírus SARS-Cov-2. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor pelo formulário LupaAqui, no qual é possível indicar conteúdos para verificação. Confira a análise da Lupa:
“Os médicos italianos desobedecem à lei mundial da saúde da OMS, para não realizar autópsias em pessoas que morreram de coronavírus, descobrindo que NÃO é um VÍRUS, mas sim uma BACTÉRIA, que causa a morte. Isso causa a formação de coágulos sanguíneos e causa a morte do paciente. (…) Fonte: Ministério da Saúde da Itália. COMPARTILHE!”Texto em mensagem do WhatsApp encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Ministério da Saúde da Itália não anunciou que as mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são resultado da ação de uma bactéria.  Em seu site, o órgão explica claramente que a doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2. Em nenhum momento o Ministério da Saúde da Itália fala sobre a presença de bactérias.
Além disso, não existe nenhuma proibição, por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que sejam realizadas autópsias em vítimas de Covid-19. Neste documento público, a instituição providencia protocolos de segurança para a realização deste tipo de procedimento durante a pandemia.
Existem diversas diferenças entre vírus e bactérias. Os vírus não são seres celulares, e sim cadeias de RNA ou DNA envolvidas por uma camada protéica. Portanto, eles dependem, necessariamente, se alojar no interior de uma célula de um ser vivo para se reproduzir. Cientistas debatem até hoje se essas partículas podem ser consideradas seres vivos.
A bactéria, por sua vez, é um organismo composto por uma única célula, que tem metabolismo próprio – e são consideradas, indiscutivelmente, seres vivos, ainda que bastante simples. Embora muitas doenças humanas sejam causadas por esses microorganismos, nem todas elas são prejudiciais. Algumas, como as bactérias da flora intestinal, são elementos indispensáveis para a sobrevivência de seres vivos mais complexos.
Peça de desinformação semelhantes também circularam na França. O site de checagem CheckNews, do jornal Libération, desmentiu uma informação de que uma bactéria infectada com o SARS-CoV-2 seria responsável pelos casos graves da Covid-19.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h14
Política
Carta ‘bombástica’ que exalta ditadura militar e critica STF é antiga e não foi escrita pelo general Gilberto Pimentel

Circula pelas redes sociais que o general Gilberto Pimentel, presidente do Clube Militar, escreveu uma carta com críticas ao STF em um “blog fechado” do Exército. A mensagem também exalta a ditadura militar e sugere uma “grande mobilização". É falso. A carta não é oficial nem foi escrita por Pimentel. Ele não é presidente do Clube desde 2018.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital