UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra homem com suspeita de Covid-19 entrando em ambulância não foi forjado
19.05.2020 - 19h43
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma ambulância estacionada ao lado de uma praça. Do seu interior saem dois homens em trajes de proteção contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com jalecos azuis. Um terceiro homem, que veste roupa preta e usa máscara, se aproxima do veículo e se deita em uma maca coberta por um plástico transparente. Um quarto homem, também todo protegido e de branco, auxilia o procedimento. A ambulância então é fechada. De acordo com a legenda, a gravação foi forjada para dar a impressão de que o número de infectados pelo novo coronavírus está aumentando. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“SERÁ VERDADE. OLHA A SAFADEZA PRA DIZER QUE O NÚMERO DE INFECTADO ESTA AUMENTANDO”
Legenda de vídeo em post do Facebook que, até as 18h de 19 de maio de 2020, tinha 29 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi gravado em Tuxpan, no México, e mostra o funcionário de uma empresa, com suspeita de estar com Covid-19, sendo transportado para um hospital. A gravação foi mencionada em reportagens de pelo menos três sites locais, encontrados por meio de uma busca reversa de imagem no Google: Versiones, Imagen de Veracruz e Imagen del Golfo.
Os textos, publicados em 10 de maio, trazem poucas informações sobre o caso. Segundo os sites, o homem de preto estava em isolamento em um hotel no centro da cidade. Quando apresentou sintomas de Covid-19, ele foi levado na ambulância para uma unidade de saúde – momento registrado no vídeo. Logo depois, teria sido determinado o fechamento de toda a área, para evitar o contágio. O homem estava acompanhado de outras três pessoas, que ficaram em observação.
Uma versão um pouco mais curta do vídeo foi compartilhada no Twitter em 9 de maio pelo jornalista Ignacio Contreras (@nacho1577). “Em #Tuxpan, município do norte de Veracruz, fizeram o traslado de um paciente com suspeita de #Covid19_mx em pleno centro da cidade”, diz o tuíte. A cena foi registrada ao lado do Parque Reforma, uma praça localizada na rua Morelos. A peça de desinformação circulou também na Polônia, onde foi verificada pelo site Konkret24.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.02.2024 - 19h01
Saúde
Estudo citado em vídeo não prova eficácia da ivermectina contra a dengue

Vídeo afirma que um estudo científico comprovou que a ivermectina tem eficácia na prevenção e tratamento contra a dengue. É falso. A pesquisa citada é um ensaio in vitro, realizado fora de organismos vivos, e que não analisou os efeitos da substância em seres humanos. Especialistas ouvidos pela Lupa rejeitam o uso da ivermectina contra a doença.

Catiane Pereira
23.02.2024 - 18h31
Saúde
Borra de café não é eficaz contra o mosquito da dengue

Mensagem afirma que colocar borra de café nos pratos e vasos de plantas que podem acumular água seria uma solução para combater o desenvolvimento de larvas dos mosquitos da dengue. É falso. Autoridades da Saúde consultadas pela Lupa não recomendam o processo. Não existem evidências sobre a eficácia desse método caseiro.

Evelyn Fagundes
23.02.2024 - 18h09
Política
Lula lançou programa contra abuso infantil em Marajó (PA) antes de revogar projeto de Damares

Circula nas redes post que afirma que o presidente Lula revogou o programa Abrace o Marajó, da ex-ministra Damares Alves. Legendas sugerem que o governo atual, ao acabar com o projeto, está sendo omisso no combate à exploração sexual infantil na Ilha de Marajó (PA). Falta contexto. Governo lançou projeto similar antes de revogar ação anterior

Ítalo Rômany
23.02.2024 - 15h44
Política
É falso que general colocará 25 mil soldados na av. Paulista em apoio a ato de Bolsonaro

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que um general do “20° Batalhão de Suprimento do Estado de São Paulo” teria afirmado que colocará 25 mil soldados em apoio ao ato de 25 de fevereiro convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. É falso. O vídeo foi manipulado. No registro original, o homem informa que o conteúdo é falso.

Gabriela Soares
23.02.2024 - 13h57
Política
Vídeo de Bolsonaro erguendo cartaz ‘Globo Lixo’ é de 2021 e foi feito no Paraná, não em frente à PF

Circula nas redes sociais vídeo que, segundo legenda, mostraria o ex-presidente Jair Bolsonaro deixando a sede da PF, em Brasília, após prestar depoimento na quinta (22) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. O registro mostra Bolsonaro levantando um cartaz com a frase “Globo lixo”. O vídeo é antigo. Imagens  são de 2021, em Cascavel (PR).

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital