UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que estudo com 60 mil pessoas na Espanha mostre ‘ineficácia das quarentenas’
22.05.2020 - 18h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um texto sobre um estudo feito na Espanha com mais de 60 mil pessoas durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a publicação, a pesquisa teria mostrado a ineficácia de quarentenas ou de medidas de isolamento social. O levantamento teria concluído que trabalhadores ativos têm menor incidência de contágio. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Estudo com mais de 60 mil pessoas na Espanha mostra a ineficácia das quarentenas”Título de texto do site Gazeta Brasil que, até as 16h de 22 de maio de 2020, tinha 520 compartilhamentos no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O estudo citado no texto, chamado ENE-Covid19, é uma iniciativa de grande escala que prevê várias etapas. A pesquisa está sendo realizada na Espanha por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto de Saúde Carlos III e as secretarias de saúde de todas as comunidades e cidades autônomas do país. Seu objetivo está em medir o ritmo de avanço do coronavírus pelo território, a partir da análise do percentual da população que apresenta anticorpos contra o vírus. Não faz parte da análise avaliar a eficácia do isolamento social. Não há nenhum dado relacionado a isso e nenhuma uma conclusão sobre esse tema no primeiro relatório preliminar, divulgado em 13 de maio.
As análises vão continuar ao longo do tempo, para acompanhar a disseminação da doença. Os resultados da primeira etapa mostraram que aproximadamente 5% da população da Espanha desenvolveu anticorpos contra a Covid-19. Participaram do levantamento 60.897 pessoas com testes válidos para detectar a imunização contra o coronavírus. O estudo detalha esses porcentuais de acordo com gênero, idade, nacionalidade, presença de doenças crônicas, categoria de trabalho e região.

“O estudo mostrou uma menor incidência de contágio pela covid-19 entre trabalhadores ativos que estão exercendo sua atividade profissional normalmente e saindo de casa todos os dias”Título de texto do site Gazeta Brasil que, até as 16h de 22 de maio de 2020, tinha 520 compartilhamentos no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O estudo tem uma categoria específica para comparar o nível de contágio entre os diferentes tipos de ocupação, mas não especifica porcentuais para os que realizam atividade em casa ou para aqueles que saem todos os dias. Ainda assim, 5,8% dos trabalhadores em atividade apresentaram imunização contra a Covid-19, ou seja, tiveram contato com o vírus e desenvolveram defesas contra ele. Foi a segunda maior taxa registrada, ou seja, trata-se do segundo grupo que teve mais exposição ao vírus em toda a Espanha.
O número só é inferior ao da categoria dos aposentados, com 6,1%. Em seguida estão trabalhadores domésticos (4,5%), pessoas incapazes de trabalhar (4,2%), pessoas que realizam atividades de caridade (3,7%), estudantes (3,6%), desempregados (3,3%) e outros (3,1%).
A pesquisa traz ainda um recorte dos trabalhadores em atividade em dois grupos. O primeiro é o dos que se dedicam a serviços essenciais, no qual 5,3% apresentaram anticorpos contra a Covid-19. No segundo, que engloba todos os que não prestam serviços essenciais, o grau de contaminação foi de 6,3%. Não é possível saber, no entanto, quantas dessas pessoas estavam em isolamento ou exerciam suas atividades regularmente.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital