UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem tuíte atribuído a Felipe Neto com apologia à pedofilia
25.05.2020 - 19h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um tuíte atribuído ao youtuber Felipe Neto, que diz que a culpa da pedofilia é “dessas crianças gostosas”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“A culpa da pedofilia é dessas crianças gostosas”
Frase atribuída ao YouTuber Felipe Neto em publicação no Facebook que, até as 18h30 do dia 25 de maio de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 1,7 mil pessoas
Falso
A frase analisada pela Lupa não foi tuitada por Felipe Neto. Em 2015, usuários do Twitter e de outras redes sociais publicaram mensagens incentivando a pedofilia durante a exibição do programa Masterchef Júnior, na Band – versão do reality show estrelando crianças entre 9 e 13 anos. Uma das frases, tuitadas por um usuário desconhecido, dizia: “a culpa da pedofilia é dessa mulecada gostosa”. Essa frase foi registrada em diversos veículos da imprensa na época, incluindo a Folha de S.Paulo, R7 e Correio da Bahia.
Em seu perfil no Twitter, Neto se pronunciou sobre essa montagem. “Olá Ministro @alexandre [Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal], ontem você mostrou como é ser vítima desse tipo de crime. Gostaria de te mostrar o tipo de coisa que eu lido há anos, mas que vem acontecendo fora de controle desde as eleições”, disse, se referindo a uma publicação falsa exposta pelo ministro no domingo (24). “Nada foi feito, até hoje, para coibir esses criminosos e seus prints fake”, concluiu o youtuber.
View post on Twitter
Vale pontuar que Neto usa seu canal no YouTube para denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Em fevereiro de 2019, por exemplo, ele expôs canais na própria plataforma usados para a publicação de fotos e vídeos insinuantes de menores de idade. Em 2016, ele denunciou o uso de “chans”, fóruns anônimos na internet, para a divulgação e defesa da pedofilia, além de discurso de ódio e outros crimes. Na ocasião, ele também incentivou seus seguidores a sabotar esses fóruns.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 15h02
Redes
É falso que Janja e cantor Leonardo tenham trocado ofensas nas redes

Circula no Facebook um post afirmando que a primeira-dama Janja disse, em suas redes sociais, que o cantor Leonardo é “fracassado” e que “só pensa em bebida”. É falso. Não existem registros que evidenciem isso.  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a atribuição da frase à primeira-dama é desinformativa.


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 14h59
Internacional
Imagem das Cataratas do Niágara em ‘vermelho sangue’ foi criada com IA

Circula no Facebook uma suposta imagem que mostra as águas das Cataratas do Niágara totalmente avermelhadas. Segundo o post, as quedas d’água, localizadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, ficaram no tom “vermelho sangue” por dez minutos sem explicação alguma. É falso. A imagem foi gerada por Inteligência Artificial (IA). 


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 13h56
Economia
É golpe publicações que prometem desconto de 95% em produtos na Shopee

Diversos vídeos no Facebook alegam que a Shopee está promovendo uma mega promoção de dez anos da empresa com descontos de até 95% sobre o valor dos produtos. Para isso, é preciso clicar no link “saiba mais”. É falso, trata-se de um golpe. A Shopee não realiza tal campanha e quem faz as compras a partir do link não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
03.07.2025 - 13h42
Fraude
Site falso se passa por banco indiano para aplicar golpes

Circula no Facebook um vídeo afirmando que é possível adquirir, em um site, um cartão de crédito com R$6 mil de limite do banco chamado Slice. É falso. Trata-se de um golpe. O site não é o oficial da fintech que, na realidade, é indiana e segundo constatam os dados do Banco Central, não é uma instituição autorizada para operar no Brasil.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital