UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que São Paulo recebe 16 mil reais para cada registro de morte por Covid-19
25.05.2020 - 13h13
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o estado de São Paulo está recebendo R$ 16 mil do governo federal para cada registro de morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A afirmação tem circulado junto com um vídeo que exibe um homem mostrando o Diário Oficial do estado de 21 de março de 2020. O texto diz que qualquer cadáver deve ser considerado como potencial portador de infecção pelo vírus, independentemente da causa do óbito ou da confirmação feita por exames de laboratório. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“CADA ÓBITO POR COVID – O ESTADO [de São Paulo] RECEBE $16.450 REAIS. ( precisa nem explicar mais nada né)”
Legenda de vídeo no Facebook que, até as 11h30 de 25 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por 159 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que não está repassando verbas para cada registro de óbito por Covid-19 para os estados. A pasta classificou como “fake news” a informação que circula pelas redes sociais. O órgão realiza, de fato, transferências do Fundo Nacional de Saúde para os fundos estaduais e municipais, porém o repasse não está relacionado diretamente com as mortes por Covid-19.
Procurada, a assessoria de imprensa do governo de São Paulo afirmou que a informação que circula pelas redes não procede e que vem trabalhando incansavelmente no combate às “fake news”.
No início da semana, um boato semelhante também afirmava que o Ministério da Saúde irá repassar aos hospitais de campanha uma verba R$ 12 mil para cada registro de morte por Covid-19.
Até o último domingo (24), São Paulo registrou 82.161 casos de Covid-19 e um total de 6.163 óbitos, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Em número absolutos, o estado concentra o maior número de registros da doença e de mortes.
Uma versão similar desse conteúdo foi analisada pelo Fato ou Fake e pelo Boatos.org.

“Sabe por que que São Paulo está, cada dia mais, dobrando o número de mortes por Covid-19? É facinho. Pega o ‘Diário Oficial’ do poder Executivo do estado de São Paulo, vai pro dia 21 de março de 2020, baixa a página 5”
Trecho de fala em vídeo no Facebook que, até as 11h30 de 25 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por 159 pessoas
Falso
O texto falso sobre pagamento de R$ 16 mil para cada óbito de Covid-19 circula junto com um vídeo em que um homem não-identificado mostra uma parte do Diário Oficial do estado de São Paulo. Segundo ele, o texto publicado pelo veículo “provaria” que mortes de qualquer natureza estão sendo classificadas como Covid-19. A afirmação feita pelo narrador da gravação, analisada pela Lupa, também é falsa.
O homem atribui o aumento no número de óbitos em São Paulo a um trecho publicado na página 5 do Diário Oficial no dia 21 de março deste ano, que diz o seguinte: “Considerando que, segundo órgãos da Saúde Pública, durante a situação de pandemia, qualquer cadáver, independentemente da causa da morte ou da confirmação de exames laboratoriais deve ser considerado um portador potencial de infecção por Covid-19”. O narrador afirma que isso significa que o estado está “colocando na conta do vírus chinês” qualquer tipo de morte.
Trata-se de uma parte da Resolução 26 da Secretaria de Segurança Pública paulista, que estabelece as diretrizes para manejo dos casos de óbito na pandemia. O texto completo da norma apontada pelo homem no vídeo, contudo, diz apenas que, segundo “órgãos da Saúde Pública”, qualquer cadáver deve ser considerado como um potencial portador do vírus. Isso não significa que esses cadáveres sejam registrados como portadores de Covid-19, mas sim que devem ser examinados para verificar a presença do vírus.
A resolução determina que, caso não haja sinais de violência no cadáver, o corpo deve ficar sob responsabilidade do Serviço de Verificação de Óbitos do Município (SVOM). Além disso, a resolução estabelece que o cadáver também precisa ser examinado pelo Instituto Médico-Legal (IML), se houver indício de crime. O decreto diz, também, que “o médico legista é autoridade com conhecimento técnico e científico, a quem caberá adotar as medidas necessárias, com plena autonomia”.
Vale destacar ainda que em nenhum momento do vídeo o homem afirma que o estado está recebendo verba para cada registro de mortes da doença. Sendo assim, o texto e a gravação trazem informações diferentes, que não estão relacionadas diretamente.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital