UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de homem retirado vivo de túmulo é antigo e não tem relação com pandemia de Covid-19
27.05.2020 - 18h09
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo com um homem sendo retirado de um túmulo por policiais. De acordo com a legenda, ele teve uma parada cardíaca, mas foi dado como morto por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Teria sido então enterrado vivo em Feira de Santana, na Bahia. Ao acordar dentro da cova, gritou e esmurrou as paredes em desespero. Isso alertou os coveiros, que chamaram a polícia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Homem é enterrado vivo em Feira de Santana, na Bahia.
Ele teve parada cardíaca e foi dado como morto por COVID19. Sepultado imediatamente, sem velório. Acordou dentro do túmulo e começou a berrar, bater nas paredes. Os coveiros chamaram a polícia e vejam no que deu”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 17h de 27 de maio de 2020, tinha mais de 3,7 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo circulou originalmente em janeiro de 2019, ou seja, mais de um ano antes da pandemia do novo coronavírus. O caso também não ocorreu em Feira de Santana, mas em Tarauacá, no Acre. Segundo texto publicado em 4 de janeiro do ano passado pelo jornal O Alto Acre, as cenas mostram um homem não identificado que ficou preso dentro de um túmulo e foi resgatado pela polícia. O vídeo também circulou no YouTube no início do ano passado.
Morador de Feijó (AC), uma cidade localizada a 51 quilômetros de Tarauacá, ele não conseguiu comparecer ao velório do pai, morto dias antes. Percorreu a pé, então, a distância entre os dois municípios e entrou no túmulo para se despedir. Só conseguiu sair do local com a ajuda dos policiais. Durante o salvamento, ele reclama muito de dor. “Eu vim de Feijó a pé. As minhas pernas não têm força não”, diz. No final da gravação, ele finalmente é retirado, mas não consegue se levantar.
Uma versão desse conteúdo foi checada por Boatos.org, Fato ou Fake e Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital