UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Número de mortes por Covid-19 no Ceará não caiu por causa de ‘operação da PF’
28.05.2020 - 18h19
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o número de mortes no Ceará caiu 90% em dois dias, depois da ‘chegada da Polícia Federal’. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Números de mortes no Ceará cai 90 em dois dias”
Texto de imagem que, até às 13h do dia 28 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 500 pessoas no Facebook
Exagerado
Os dados do Ministério da Saúde mostram que o número registrado de novos óbitos caiu 60% no Ceará na comparação entre os dias 25, data em que a Polícia Federal (PF) realizou operação no estado, e 27 de maio de 2020 – e não 90%. No dia 25, foram registradas 169 mortes, enquanto no dia 27, foram 68.
Contudo, é importante destacar que o número de registros diários de mortes por Covid-19 costuma oscilar bastante no Ceará, e esse tipo de variação não é incomum. Entre os dias 21 e 23, por exemplo, o número de mortes caiu 78%: de 261 para 57. No dia seguinte, um domingo, foram apenas 16. No dia 25, o total de registros subiu de novo para 169. Isso tem a ver com o ritmo de trabalho das autoridades de saúde, e não com o número de mortes em si. Veja os dados completos aqui.
Desde o início da pandemia, o Ceará registrou 2.671 mortes pela doença.

“(…) [número de mortes caiu no Ceará] Depois da chegada de um novo remédio conhecido como (PF) sem contra indicação, tai um remédio melhor que cloroquina”
Texto de imagem que, até às 13h do dia 28 de maio de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 500 pessoas no Facebook
Falso
A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que não tem registro de uma operação realizada pelo órgão para investigar os óbitos por Covid-19 no Ceará. A PF disse ainda que todas as ações realizadas ficam disponíveis na Agência de Notícias. A Lupa analisou o site e não localizou uma operação com o objetivo de investigar o registro de óbitos por Covid-19 no Ceará.
O que, de fato, aconteceu foi uma operação para investigar supostas irregularidades na aquisição de respiradores pela administração municipal de Fortaleza. Em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, o órgão está apurando o desvio de recursos públicos em dois procedimentos de dispensa de licitação da Secretaria Municipal de Saúde em Fortaleza.
Em seu site, o órgão informa que está investigando a “contratação de uma empresa paulista de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos”. Ou seja, essa operação não visa investigar os registros de mortes da doença no estado.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital