É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.
Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021.
Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.
Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.
Post diz que ninguém foi preso na fraude dos descontos ilegais do INSS. É falso. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, em 23 de abril, com intuito de combater o esquema. Na ocasião, foram emitidos seis mandados de prisão temporária, sendo que três foram cumpridos e outros três estão foragidos.