UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que a pandemia de H1N1 começou na China e matou mais que a Covid-19
12.06.2020 - 20h12
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma publicação que diz que a gripe A H1N1 matou, no ano de 2009, mais pessoas que a Covid-19. A legenda também afirma que o surto de gripe suína se originou na China. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“No ano de 2009 a gripe h1n1 matou muito mais gente o que covid19 e o seu governo lula não te deu 10 centavos. E mais a midia podre ficou de bico calado não falou em isolamento, nem nada”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até o dia 12 de junho, tinha sido compartilhado por mais de 700 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Até o dia 12 de junho, seis meses desde o início identificado da pandemia de coronavírus, ao menos 418.294 pessoas morreram em todo o mundo em decorrência da doença, considerando somente mortes confirmadas pela doença. Entre os meses de março de 2009 e agosto de 2010, período no qual a Organização Mundial de Saúde considerou a H1N1 uma pandemia, foram registradas 18.449 mortes.
A diferença também é verdadeira no caso brasileiro. A pandemia da Covid-19 causou, até agora, 41.162 óbitos em território brasileiro, contra 2.173 óbitos por conta da gripe suína, como a pandemia de H1N1 foi popularmente conhecida. Considerando somente casos registrados das duas doenças, mais pessoas morreram em virtude do coronavírus no Brasil que em todos os casos somados da pandemia anterior no mundo.
A epidemia de H1N1, ou gripe suína, foi a última vez, antes da Covid-19, que a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia. O estado de emergência em nível máximo durou entre junho de 2009 e agosto de 2010.

“Lembrando que o H1N1 tbm veio da China”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até o dia 12 de junho, tinha sido compartilhado por mais de 700 pessoas
Falso
A gripe H1N1 teve origem no México, e não na China. Os primeiros registros da doença aconteceram em março de 2009, em um vilarejo no estado de Veracruz. Em abril, casos também foram descobertos na costa oeste dos Estados Unidos, na Califórnia. Em 2016, a Faculdade de Medicina Mount Sinai, nos Estados Unidos, publicou uma investigação a partir do DNA do vírus e confirmou sua origem. O patógeno chegou à população humana, de fato, a partir de suínos do México.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.04.2024 - 14h55
Política
É falso que Alexandre de Moraes saiu correndo e gritando no Congresso

Post traz um vídeo com um homem careca de terno correndo pelos corredores do Congresso Nacional. A legenda da publicação afirma que se trata do ministro do STF Alexandre de Moraes, e que a cena foi registrada em 16 de abril. É falso. As imagens mostram um assessor parlamentar correndo durante uma confusão no Congresso, em 18 de outubro de 2023.

Maiquel Rosauro
22.04.2024 - 18h50
Política
Vídeos não são de ato recente de Bolsonaro em Copacabana; imagens são de 2022

Circula na internet vídeos da Praia de Copacabana lotada, sugerindo serem do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que aconteceu no último domingo (21). É falso. Os vídeos são de manifestação do dia 7 de setembro de 2022.

Gabriela Soares
19.04.2024 - 17h13
Política
É falso que montagem contra o PT foi projetada em prédio do Elon Musk

Circula na internet um vídeo de uma projeção com o desenho de um burro vestido com a camiseta do PT. Segundo a publicação, a imagem teria sido projetada em um prédio do empresário Elon Musk em Nova York. É falso. Trata-se de uma montagem, criada a partir de um modelo pronto do CapCut.

Gabriela Soares
19.04.2024 - 16h58
Política
É falso que Congresso dos Estados Unidos deu 48 horas para o STF entregar documentos sobre o X

Post nas redes sociais alega que o Congresso dos EUA deu 48 horas para o STF entregar documentos referentes ao X. É falso. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados dos EUA solicitou ao X acesso às decisões do Supremo sobre moderação de conteúdo. A empresa entregou a documentação e informou o STF. 

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital