UOL - O melhor conteúdo
Lupa
OMS não disse que CoronaVac ‘não foi testada em nenhum lugar do mundo’
18.06.2020 - 19h07
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria admitido que a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, não foi testada em nenhum lugar do mundo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“OMS admite que VACINA CHINESA não foi testada em lugar nenhum do mundo e João Doria, vai testar nos “Paulistas”…”
Texto de imagem que, até às 18h do dia 18 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 400 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não admitiu que a vacina CoronaVac, criada pela farmacêutica chinesa Sinovac, não foi testada em nenhum país. Em seu site, a organização mantém um documento para rastrear as vacinas criadas para combater a Covid-19, informando a fase em que cada uma se encontra. Nele, a OMS informa que a CoronaVac já passou pela primeira e segunda fase de ensaios clínicos, com humanos. Os links indicados pela OMS mostram que a vacina foi testada na China.
Também está incorreto afirmar que a vacina produtiva pelo laboratório chinês não foi testada em humanos. Esse boato já foi desmentido pela Lupa nesta quinta-feira (18). Ao todo, 743 voluntários com idades entre 18 e 59 anos participaram das duas fases do teste clínico. Em seu site, a empresa afirma que não houve “eventos adversos” durante as etapas e que os resultados, até o momento, são positivos. Contudo, vale ressaltar que os resultados da pesquisa ainda não foram divulgados publicamente e revisados.
Os boatos envolvendo a CoronaVac começaram a circular na semana passada, quando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o Instituto Butantan, em uma parceria com a Sinovac, iria testar a vacina no Brasil. O instituto vai auxiliar na terceira e última fase de ensaios clínico da vacina chinesa, contando com mais de 9 mil voluntários.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.06.2025 - 16h26
Justiça
É uma sátira post sobre juiz que concedeu habeas corpus à Carla Zambelli

Post nas redes sociais alega que um juiz italiano chamado Giuseppi Cacurta havia concedido um habeas corpus preventivo à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). É falso. Trata-se de uma sátira. O magistrado não existe, sua imagem tem como origem uma foto modificada de Eduardo Bolsonaro e seu nome é um trocadilho para pegadinhas.

Maiquel Rosauro
11.06.2025 - 18h44
Fraude
É golpe post que promete indenização a clientes do Banco do Brasil por dados vazados

Circula nas redes um post afirmando que clientes do Banco do Brasil podem receber R$ 17.240,90 como indenização por vazamento de dados. É falso. Trata-se de um golpe. A publicação não redireciona ao site oficial do banco, mas a um portal que pede dados pessoais e valores financeiros em troca da indenização – que não existe.

Evelyn Fagundes
11.06.2025 - 15h29
Política
Juiz que morreu em SE não investigava fraude do INSS e nem citou irmão de Lula no caso

É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital