UOL - O melhor conteúdo
Lupa
OMS não disse que CoronaVac ‘não foi testada em nenhum lugar do mundo’
18.06.2020 - 19h07
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria admitido que a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, não foi testada em nenhum lugar do mundo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“OMS admite que VACINA CHINESA não foi testada em lugar nenhum do mundo e João Doria, vai testar nos “Paulistas”…”
Texto de imagem que, até às 18h do dia 18 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 400 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não admitiu que a vacina CoronaVac, criada pela farmacêutica chinesa Sinovac, não foi testada em nenhum país. Em seu site, a organização mantém um documento para rastrear as vacinas criadas para combater a Covid-19, informando a fase em que cada uma se encontra. Nele, a OMS informa que a CoronaVac já passou pela primeira e segunda fase de ensaios clínicos, com humanos. Os links indicados pela OMS mostram que a vacina foi testada na China.
Também está incorreto afirmar que a vacina produtiva pelo laboratório chinês não foi testada em humanos. Esse boato já foi desmentido pela Lupa nesta quinta-feira (18). Ao todo, 743 voluntários com idades entre 18 e 59 anos participaram das duas fases do teste clínico. Em seu site, a empresa afirma que não houve “eventos adversos” durante as etapas e que os resultados, até o momento, são positivos. Contudo, vale ressaltar que os resultados da pesquisa ainda não foram divulgados publicamente e revisados.
Os boatos envolvendo a CoronaVac começaram a circular na semana passada, quando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o Instituto Butantan, em uma parceria com a Sinovac, iria testar a vacina no Brasil. O instituto vai auxiliar na terceira e última fase de ensaios clínico da vacina chinesa, contando com mais de 9 mil voluntários.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital