UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Doria não propôs que vacina contra Covid-19 seja testada em idosos
19.06.2020 - 20h24
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), teria informado que a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, vai ser testada em idosos. O texto que circula pelas redes diz ainda que os voluntários vão receber uma quantia para participar do ensaio clínico. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“IDOSOS SERÃO AS COBAIAS. Segundo Dória ele propõem que os aposentados possam ser as cobaias, para vacina chinesa contra o COVID 19”
Texto publicado no Facebook que, até às 18h do dia 19 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 200 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não propôs que a vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, seja testada em idosos brasileiros. Analisando a coletiva de imprensa concedida pelo governador e reportagens sobre o ensaio clínico, não foi possível encontrar essa frase atribuída a Doria. A assessoria de imprensa do ex-prefeito afirma que informação que circula pelas redes é falsa. “O Governador João Doria jamais disse a frase”, diz a nota.
O Instituto Butantan, parceiro da empresa chinesa no desenvolvimento da vacina no Brasil, ainda não divulgou as informações sobre o recrutamento de voluntários. Os critérios para a seleção – grupo e faixa etária – estão sendo discutidos com a Sinovac e serão submetidos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Portanto, não é possível afirmar que a vacina será testada em idosos, ou em qualquer outra faixa etária.
Na primeira e na segunda fase dos testes clínicos da vacina, feitos na China, a pesquisa foi dividida em dois grupos: um de pessoas entre 18 e 59 anos, com 744 participantes, e outro com pessoas com mais de 60 anos, com 422 voluntários. Os dados são do site Clinical Trials, mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

“Assim eles os aposentados poderão ter um ganho com os 1.500 pagos pelos chineses”
Texto publicado no Facebook que, até às 18h do dia 19 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 200 pessoas
Falso
A legislação brasileira proíbe que voluntários sejam pagos para participar de um estudo ou pesquisa como o desenvolvimento de uma vacina ou medicamento. Esse impedimento consta na Lei nº 9.608, de fevereiro de 1998. Os participantes podem receber apenas o ressarcimento de despesas pessoais com alimentação e transporte. Portanto, é falsa a informação que os voluntários brasileiros que irão testar a vacina da Sinovac irão receber uma quantia por sua participação.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.04.2024 - 17h13
Política
É falso que montagem contra o PT foi projetada em prédio do Elon Musk

Circula na internet um vídeo de uma projeção com o desenho de um burro vestido com a camiseta do PT. Segundo a publicação, a imagem teria sido projetada em um prédio do empresário Elon Musk em Nova York. É falso. Trata-se de uma montagem, criada a partir de um modelo pronto do CapCut.

Gabriela Soares
19.04.2024 - 16h58
Política
É falso que Congresso dos Estados Unidos deu 48 horas para o STF entregar documentos sobre o X

Post nas redes sociais alega que o Congresso dos EUA deu 48 horas para o STF entregar documentos referentes ao X. É falso. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados dos EUA solicitou ao X acesso às decisões do Supremo sobre moderação de conteúdo. A empresa entregou a documentação e informou o STF. 

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital