UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Doria não propôs que vacina contra Covid-19 seja testada em idosos
19.06.2020 - 20h24
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), teria informado que a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, vai ser testada em idosos. O texto que circula pelas redes diz ainda que os voluntários vão receber uma quantia para participar do ensaio clínico. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“IDOSOS SERÃO AS COBAIAS. Segundo Dória ele propõem que os aposentados possam ser as cobaias, para vacina chinesa contra o COVID 19”
Texto publicado no Facebook que, até às 18h do dia 19 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 200 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não propôs que a vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, seja testada em idosos brasileiros. Analisando a coletiva de imprensa concedida pelo governador e reportagens sobre o ensaio clínico, não foi possível encontrar essa frase atribuída a Doria. A assessoria de imprensa do ex-prefeito afirma que informação que circula pelas redes é falsa. “O Governador João Doria jamais disse a frase”, diz a nota.
O Instituto Butantan, parceiro da empresa chinesa no desenvolvimento da vacina no Brasil, ainda não divulgou as informações sobre o recrutamento de voluntários. Os critérios para a seleção – grupo e faixa etária – estão sendo discutidos com a Sinovac e serão submetidos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Portanto, não é possível afirmar que a vacina será testada em idosos, ou em qualquer outra faixa etária.
Na primeira e na segunda fase dos testes clínicos da vacina, feitos na China, a pesquisa foi dividida em dois grupos: um de pessoas entre 18 e 59 anos, com 744 participantes, e outro com pessoas com mais de 60 anos, com 422 voluntários. Os dados são do site Clinical Trials, mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

“Assim eles os aposentados poderão ter um ganho com os 1.500 pagos pelos chineses”
Texto publicado no Facebook que, até às 18h do dia 19 de junho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 200 pessoas
Falso
A legislação brasileira proíbe que voluntários sejam pagos para participar de um estudo ou pesquisa como o desenvolvimento de uma vacina ou medicamento. Esse impedimento consta na Lei nº 9.608, de fevereiro de 1998. Os participantes podem receber apenas o ressarcimento de despesas pessoais com alimentação e transporte. Portanto, é falsa a informação que os voluntários brasileiros que irão testar a vacina da Sinovac irão receber uma quantia por sua participação.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital