UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Hospital de Messejana, em Fortaleza, fechou ala de Covid-19
22.06.2020 - 19h09
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo com vários funcionários batendo palmas em uma unidade de saúde localizada em Messejana, em Fortaleza (CE). Quase todos estão usando máscaras. Segundo a legenda, trata-se de uma comemoração pelo fechamento da ala de Covid-19 do hospital do bairro, por falta de pacientes. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Hospital de Messejana Fortaleza fecha ala de COVID 19 por falta de pacientes!”Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 16h de 22 de junho de 2020, tinha mais de 17 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não foi gravado no Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes, mas na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro, em Fortaleza, no dia 17 de junho. A assessoria de imprensa da UPA, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará, informou, por telefone, que as imagens mostram os funcionários celebrando a queda no número de pacientes com Covid-19. Naquele dia, havia quatro pessoas com a doença na unidade de saúde. Eles foram deslocados para a ala infantil, para que pudesse ser feita a assepsia da área destinada a adultos. Nesse momento, foi gravado o vídeo. As imagens eram apenas para uso interno, mas viralizaram.
A UPA de Messejana não tem nenhuma ala destinada especificamente a pessoas com Covid-19. Além disso, o local continua a receber casos da doença. Os pacientes atendidos fazem testes para confirmar a contaminação pelo novo coronavírus e, após avaliação médica, são transferidos para tratamento em hospitais de referência de Fortaleza ou liberados. Com isso, há um fluxo constante de pessoas, que pode aumentar ou diminuir, de acordo com a demanda.
Do dia 17 de junho até domingo (21), passaram pela UPA de Messejana sete pacientes com suspeita de Covid-19. Além dos quatro que estavam no local no dia em que foi gravado o vídeo dos funcionários, entraram outros três – um na sexta-feira, um no sábado e outro no domingo. Ao longo desse período, cinco foram transferidos para hospitais de referência (um na quarta-feira, dois na quinta-feira, um no sábado e um no domingo), um teve alta (no sábado) e um morreu (no domingo). Na tarde desta segunda-feira (22), mais três casos suspeitos deram entrada naquela unidade de saúde.
A assessoria de imprensa do Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes também afirmou, por telefone, que o local continua a receber pacientes com Covid-19. A instituição é um dos centros de referência para o tratamento da doença no estado.
Uma versão semelhante desse conteúdo foi desmentida pelo Estadão Verifica.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital