UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Médicos dançando em vídeo não comemoram fim da Covid-19 em hospital de Israel
22.06.2020 - 17h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra médicos e funcionários de um hospital dançando, com máscaras e outros equipamentos de proteção individual. A gravação mostra os profissionais em diferentes lugares da unidade de saúde, situada em Israel. De acordo com a legenda, trata-se de uma comemoração por não haver mais pacientes com Covid-19 internados. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Em Israel, comemorando ter zerado os pacientes do vírus. Semeie, para que a vibração chegue rápido por aqui”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 14h de 22 de junho de 2020, tinha 304 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi publicado na página do Facebook do Centro Médico Sourasky de Tel-Aviv, em Israel, em 6 de abril. As imagens não têm relação alguma com uma comemoração por não haver mais nenhum paciente de Covid-19 na unidade de saúde. Trata-se de uma cena gravada pouco antes da Páscoa judaica (Pessach), que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. “Logo antes do Seder, a equipe médica da emergência alivia a tensão e começa a dançar”, diz a legenda original do vídeo.
O sêder é um jantar cerimonial realizado na primeira noite da Páscoa em Israel – em outros países, essa festividade ocorre nas duas primeiras noites. Os participantes bebem quatro taças de vinho, contam histórias sobre o êxodo do Egito, recitam textos religiosos e comem alimentos e pratos específicos. Tudo isso segue uma ordem ritual pré-estabelecida, que começa a ser seguida logo após o anoitecer. O vídeo do hospital foi criado apenas como uma antecipação a essa cerimônia.
Em maio, a Lupa desmentiu outra história envolvendo um vídeo de médicos e funcionários dançando, gravado em um hospital de Israel. Na época, circulou a informação falsa de que dois hospitais de Jerusalém haviam fechado por não ter mais pacientes de Covid-19. De acordo com o painel de acompanhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), Israel tem 20.652 casos confirmados e 306 mortes desde o início da pandemia. Houve uma queda no número de infectados em maio, mas o número voltou a crescer em junho. Nesta segunda-feira (22), foram registrados 158 casos e uma morte no país.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 12h06
Política
É falso que Donald Trump recebeu Michelle Bolsonaro no aeroporto; imagem foi gerada por IA

Homem diz em vídeo que a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, está nos Estados Unidos e foi recebida pelo presidente Donald Trump. Ele exibe uma foto de ambos, que aparentam estar em um aeroporto. É falso. Não há registros na imprensa sobre o suposto encontro. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 11h18
Internacional
Imagem viral de casa intacta em incêndios em LA foi gerada por IA

Circula nas redes a imagem de uma casa intacta, em meio a outras em chamas, que supostamente resistiu aos incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, a residência pertencia a um católico e teria sido poupada graças à estátua de Jesus Cristo. É falso. Imagem tem indícios de uso de IA.

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 10h46
Política
Imagem de Michelle e Trump com placa 'Bolsonaro 2026' foi criada por IA

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra Michelle Bolsonaro e Donald Trump segurando uma placa com os dizeres “Bolsonaro Presidente 2026”. A imagem é falsa. Trata-se de uma criação feita a partir de Inteligência Artificial (IA). Ferramentas que detectam uso de IA em conteúdos apontaram a utilização do recurso na foto.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital