UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Médicos dançando em vídeo não comemoram fim da Covid-19 em hospital de Israel
22.06.2020 - 17h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra médicos e funcionários de um hospital dançando, com máscaras e outros equipamentos de proteção individual. A gravação mostra os profissionais em diferentes lugares da unidade de saúde, situada em Israel. De acordo com a legenda, trata-se de uma comemoração por não haver mais pacientes com Covid-19 internados. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Em Israel, comemorando ter zerado os pacientes do vírus. Semeie, para que a vibração chegue rápido por aqui”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 14h de 22 de junho de 2020, tinha 304 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi publicado na página do Facebook do Centro Médico Sourasky de Tel-Aviv, em Israel, em 6 de abril. As imagens não têm relação alguma com uma comemoração por não haver mais nenhum paciente de Covid-19 na unidade de saúde. Trata-se de uma cena gravada pouco antes da Páscoa judaica (Pessach), que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. “Logo antes do Seder, a equipe médica da emergência alivia a tensão e começa a dançar”, diz a legenda original do vídeo.
O sêder é um jantar cerimonial realizado na primeira noite da Páscoa em Israel – em outros países, essa festividade ocorre nas duas primeiras noites. Os participantes bebem quatro taças de vinho, contam histórias sobre o êxodo do Egito, recitam textos religiosos e comem alimentos e pratos específicos. Tudo isso segue uma ordem ritual pré-estabelecida, que começa a ser seguida logo após o anoitecer. O vídeo do hospital foi criado apenas como uma antecipação a essa cerimônia.
Em maio, a Lupa desmentiu outra história envolvendo um vídeo de médicos e funcionários dançando, gravado em um hospital de Israel. Na época, circulou a informação falsa de que dois hospitais de Jerusalém haviam fechado por não ter mais pacientes de Covid-19. De acordo com o painel de acompanhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), Israel tem 20.652 casos confirmados e 306 mortes desde o início da pandemia. Houve uma queda no número de infectados em maio, mas o número voltou a crescer em junho. Nesta segunda-feira (22), foram registrados 158 casos e uma morte no país.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.07.2025 - 13h48
Justiça
Vídeos distorcem Código Penal e Lei Maria da Penha sobre furto entre cônjuges

Vídeos no Instagram alegam que, com base no Código Penal e na Lei da Maria da Penha, não é crime uma esposa pegar dinheiro na carteira do marido, mas seria se o contrário ocorresse, com o homem pegando dinheiro da mulher. É falso. Há crime se a situação estiver inserida em um contexto de violência doméstica.

Maiquel Rosauro
10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital