UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que advogado que hospedava Queiroz seja o mesmo que defendeu Adélio
23.06.2020 - 17h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o advogado responsável por hospedar Fabrício Queiroz em Atibaia, ex-defensor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), teria sido também responsável por defender Adélio Bispo nas investigações sobre a tentativa de assassinato contra Jair Bolsonaro (sem partido). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Coincidência né? O advogado amigo da familicia e que escondia Queiróz é o mesmo que defende Adélio Bispo, o homem da fakeada (sic)”
Texto compartilhado no Facebook que, até o dia 23 de junho, tinha sido compartilhada por 7,2 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O advogado Frederick Wassef, que hospedava Fabrício Queiroz e defendia o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), nunca representou Adélio Bispo de Oliveira, preso por tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a campanha eleitoral de 2018.
Segundo o próprio presidente, Wassef foi seu representante neste caso específico  – ou seja, o exato oposto do que diz o conteúdo analisado. Essa informação, porém, foi negada pela advogada Karina Kufa, que também representa o presidente em outros processos. “O advogado Frederick Wassef não presta qualquer serviço advocatício em nenhuma ação em que seja parte o senhor Jair Messias Bolsonaro”, disse ela, em nota.
Adélio, por sua vez, foi representado por uma série de advogados desde o episódio em que foi preso por esfaquear Jair Bolsonaro, mas nunca por Wassef. O primeiro foi Zanone Manuel de Oliveira Junior, que deixou o cargo em novembro de 2019 por considerar oneroso. Ele compôs uma equipe de defesa com Pedro Augusto de Lima, Fernando Oliveira Magalhães e Marcelo Magalhães. Em outubro daquele ano, Bispo pediu à Justiça para ser representado pela Defensoria Pública da União (DPU), que atualmente defende o agressor.
Queiroz, ex-assessor do filho do presidente, foi preso na manhã de 18 de junho na casa de Wassef, em Atibaia (SP). Ele é acusado de operar a apropriação ilegal de salários de funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), esquema chamado de “rachadinha”. Após a prisão, Wassef deixou de representar Flávio no caso.
Essa informação também foi verificada pelo projeto Fato ou Fake.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital