UOL - O melhor conteúdo
Lupa
La OMS no dijo que la CoronaVac ‘no fue testeada en ningún lugar del mundo
26.06.2020 - 09h33
Rio de Janeiro - RJ
En las redes sociales circula que la Organización Mundial de la Salud (OMS) habría admitido que la vacuna CoronaVac, producida por la farmacéutica china Sinovac, no fue testeada en ningún lugar del mundo. Por medio del ​proyecto de verificación de noticias​, usuarios de Facebook solicitaron que se analizara ese material. Conozca a continuación el trabajo de verificación de Lupa:
Este chequeo fue publicado originalmente en 18 de junio de 2020. Lea en portugués.
“OMS admite que VACUNA CHINA no fue testeada en ningún lugar del mundo y João Doria va a testear en los “Paulistas”…”Texto de imagen que hasta las 18 h del 18 de junio de 2020 había sido compartido por más de 400 personas
Falso
La información analizada por Lupa es falsa. La Organización Mundial de la Salud (OMS) no admitió que la vacuna CoronaVac, creada por la compañía farmacéutica china Sinovac, no fue testeada en ningún país. En su sitio web, la organización publica un documento para rastrear las vacunas creadas para combatir la Covid-19, informando la fase en la que cada una de ellas se encuentra. Allí, la OMS informa que la CoronaVac ya pasó por la primera y segunda fase de ensayos clínicos con humanos. Los links indicados por la OMS muestran que la vacuna fue testeada en China.
También es incorrecto afirmar que la vacuna producida por el laboratorio chino no fue testeada en seres humanos. Ese rumor ya ha sido desmentido por Lupa este jueves (18). En total, 743 voluntarios de 18 a 59 años participaron en las dos fases del test clínico. En su sitio web, la empresa afirma que no hubo “eventos adversos” durante esas etapas y que los resultados, por el momento, son positivos. Ahora bien, vale la pena resaltar que los resultados de la investigación todavía no fueron divulgados públicamente y revisados.
Los rumores relacionados con la CoronaVac empezaron a circular la semana pasada, cuando el gobernador de San Pablo, João Doria (PSDB), anunció que el Instituto Butantan, en alianza con la compañía Sinovac, iba a testear la vacuna en Brasil. El instituto va a colaborar en la tercera y última fase de ensayos clínicos de la vacuna china, contando con más de 9000 voluntarios.
Nota: este‌ a‌rtículo‌ forma‌ ‌parte‌ ‌del‌ ‌‌__proyecto‌ ‌de‌ ‌verificación‌ ‌de‌ ‌noticias‌‌ ‌en‌ ‌Facebook.‌ Para consultas sobre este proyecto, comuníquese directamente con‌ ‌‌__Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital