UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Es falso que Doria haya dado positivo por Covid-19
29.06.2020 - 16h31
Rio de Janeiro - RJ
En las redes sociales circula que el gobernador de San Pablo, João Doria (PSDB), habría dado positivo por Covid-19, la enfermedad causada por el nuevo coronavirus. Por medio del proyecto de verificación de noticias , usuarios de Facebook solicitaron que se analizara ese material. Conozca a continuación el trabajo de verificación de Lupa:
Este chequeo fue publicado originalmente en 22 de junio de 2020. Lea en portugués.
“Doria dio positivo por Covid-19”
Leyenda de la imagen que hasta las 17 h del 22 de junio de 2020 había sido compartida por más de 1200 personas
Falso
La información analizada por Lupa es falsa. En una conferencia de prensa realizada el 19 de junio, Doria afirmó que no le dio positivo el test de Covid-19. El gobernador de San Pablo informó que hasta esa fecha, ya había realizado cinco tests desde el comienzo de la pandemia, cuyos resultados fueron negativos. La oficina de prensa del gobernador envió el último análisis realizado por Doria, que muestra que el virus no fue detectado en el test.
El gobernador de San Pablo decidió someterse al test el pasado jueves 18, después de saber que había estado en contacto con un paciente infectado. Ese día, el secretario de Seguridad Pública de San Pablo, general João Camilo Pires de Campos, fue diagnosticado con Covid-19. Campos y Doria se habían encontrado en una reunión días antes. Durante la conferencia de prensa, el gobernador informó que Campos es un paciente asintomático y que estaría en cuarentena.
Nota: este reportaje forma parte del proyecto de verificación de noticias de Facebook. Para consultas sobre este proyecto, comuníquese directamente con Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.06.2025 - 18h44
Fraude
É golpe post que promete indenização a clientes do Banco do Brasil por dados vazados

Circula nas redes um post afirmando que clientes do Banco do Brasil podem receber R$ 17.240,90 como indenização por vazamento de dados. É falso. Trata-se de um golpe. A publicação não redireciona ao site oficial do banco, mas a um portal que pede dados pessoais e valores financeiros em troca da indenização – que não existe.

Evelyn Fagundes
11.06.2025 - 15h29
Política
Juiz que morreu em SE não investigava fraude do INSS e nem citou irmão de Lula no caso

É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
10.06.2025 - 10h08
Política
É falso que Macron cumprimentou Janja com selinho em visita à França

Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital