UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antiga foto de soldados do Exército em obras da transposição do Rio São Francisco
01.07.2020 - 16h27
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma imagem com soldados do Exército nas obras da transposição do Rio São Francisco. A legenda sugere que a foto é recente e seria fruto do trabalho do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que a mídia tenta “esconder”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“É A MÍDIA NÃO DIVULGOU QUE FOI O EXERCÍTO QUE TRABALHOU NA OBRA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO, TUDO QUE BOLSONARO FAZ ELES TENTAM ESCONDER , MAS NÃO ADIANTA A INTERNET É O MAIOR MEIO DE COMUNICAÇÃO DO MUNDO”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 16h do dia 01 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 850 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) disse que a foto é antiga, de 2012, ainda durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o texto, o registro é dos trabalhos de drenagem externa do canal de aproximação à Estação de Bombeamento (EBV) 1, no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A imagem também pode ser encontrada na conta oficial do Exército no Flickr. Ela foi publicada dois anos depois, em 12 de maio de 2014. O registro também pode ser encontrado em publicações sobre as obras da transposição com data anterior a 2019, como nesta aqui, de abril de 2015.
Portanto, a foto que circula nas redes sociais não tem relação com a inauguração feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na sexta-feira (26), de um trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.
A nota enviada à reportagem diz ainda que o Exército atualmente está trabalhando em três obras ligadas à transposição do Rio São Francisco, todas em fase de conclusão. Segundo o MDR, as obras foram contratadas antes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assumir o governo. Os trabalhos são os seguintes: Estradas Acesso EBV-1 a EBV-3 (contratação em maio/2016); Serviços Barragem Tucutu (contratação em julho/2017) e Serviços Barragem Arreias (contratação em maio/2018).
A mesma informação foi checada pelo Estadão Verifica e AFP Checamos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital