UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Xiaomi e Samsung estejam doando celulares a estudantes em isolamento por causa da Covid-19
01.07.2020 - 18h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula no Facebook uma suposta promoção de smartphones da marca chinesa Xiaomi. Segundo a publicação, que utiliza o logotipo da Xiaomi no perfil, a proposta é ajudar estudantes que precisam de um celular para estudar, e que não estão tendo acesso às aulas por causa da pandemia da Covid-19. As primeiras 2.500 pessoas que conseguirem escrever letra por letra “G_A_N_A_R” nos comentários, sem serem interrompidos por outros usuários, ganhariam o aparelho. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“BEM-VINDO!!! queremos ajudar os alunos que precisam de um celular para estudar devido a pandemia de Covid19. As primeiras 2.500 pessoas neste grupo que escreverem letra por letra “G_A_N_A_R” sem serem interrompidas por outros concorrentes receberão telefones móveis xiaomi. GANHE UM TELEFONE MÓVEL PARA SUAS ESTUDANTES E CRIANÇAS”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 17h30 do dia 01 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 990 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Por meio de nota, a assessoria de marketing da empresa Xiaomi no Brasil informou que a promoção não está sendo realizada pela marca e “trata-se de um terceiro utilizando-a sem a nossa autorização”. Além disso, a conta oficial da empresa Xiaomi Brasil no Facebook é outra. Não há na página nenhuma promoção semelhante.
Nos comentários da publicação da promoção, usuários disseram que, após conseguir o “feito” de comentar as letras “G_A_N_A_R” sem ser interrompido por outro usuário, o perfil entrou em contato. Nas mensagens enviadas, para “ganhar” o celular da Xiaomi, é preciso ainda fazer compartilhamentos de outros posts em diversos grupos para obter o prêmio. Isso “provaria” que o vencedor do smartphone não seria um “robô” e estaria apto a ganhar o brinde. Os prints desses comentários podem ser conferidos aqui, aqui e aqui.
Golpes semelhantes já foram verificados pela Lupa. O modelo era similar: uma página suspeita publicava um post ofertando vagas de emprego, iPhones ou produtos de higiene e solicitava contato através da caixa de comentários do post. Após comentar, o usuário era recebia uma mensagem da página. Essas mensagens direcionavam o usuário para uma versão falsa do Facebook, na qual era encorajado a colocar sua senha e seu login. Assim, esses dados eram roubados.

“BEM-VINDO,!
Queremos ajudar os alunos que precisam de um celular para estudar devido à pandemia de Covid19.
As primeiras 20,000 pessoas neste grupo que escreverem letra por letra ′′ SAMSUNG ′′ sem serem interrompidas por outros concorrentes receberão TELEFONES MÓVEIS SAMSUNG”
Imagem publicada no Facebook que, até o dia 6 de junho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 700 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa também é falsa. Assim como no post verificado acima, as publicações oferecendo smartphones Samsung para estudantes durante a pandemia são tentativas de golpe. Em nota, a assessoria de imprensa da Samsung informou que a empresa “não realiza sorteios e não solicita dados pessoais fora de suas páginas oficiais”.
Atualização às 16h30 do dia 6 de junho de 2020: O texto e o título desta checagem foram atualizados para incluir informações sobre uma falsa promoção da Samsung.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite "Será que é Golpe?”. A plataforma reúne mais de 200 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.

Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.04.2025 - 08h00
Páscoa
Confira os golpes mais comuns da Páscoa e como se proteger

Com a chegada da Páscoa, criminosos aproveitam para aplicar golpes. Falsas promoções de ovos de chocolate e brindes imperdíveis são algumas das iscas usadas para enganar os consumidores. A Lupa separou algumas dessas fraudes. Confira as mais frequentes:

Equipe Lupa
17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital