UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Revista Veja publicou reportagem sobre a Covid-19 em 2003
08.07.2020 - 15h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo com uma versão da revista Veja publicada em 2003 sobre a epidemia de um coronavírus. Segundo a legenda, isso comprovaria que a Covid-19 existia no passado. “Eles inventaram outro nome para dizer que não tinha vacina e que não tinha cura?”, questiona a legenda. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Gente isso é “Grave”, é uma Revista da Veja de 2003?? Isso quer dizer que o Covid-19 já “Existia” desde 2003… E Eles inventaram outro nome, pra dizer que não tinha Vacina e que não tinha Cura??…Meu Deus”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 15h do dia 08 de julho de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A reportagem de capa da edição de 7 de maio de 2003 da revista Veja trata, na verdade, da epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), entre os anos 2002 e 2003. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que morreram 774 pessoas no mundo por causa da SARS, entre os 8.096 casos registrados. Embora o vírus causador dessa doença seja geneticamente relacionado com o novo coronavírus, tratam-se de microorganismos diferentes, que causam doenças diferentes.
A revista que aparece no vídeo é verdadeira e pode ser lida no acervo da Veja. As páginas da reportagem podem ser visualizadas, na sequência, aqui, aqui, aqui e aqui.
Coronavírus é uma família de vírus. Alguns deles causam infecções respiratórias em humanos, que podem variar de um resfriado comum a doenças mais graves. Segundo a OMS, sete coronavírus que afetam nossa espécie já foram identificados. Os vírus HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63 e HCoV-HKU1 causam gripes comuns. Em 2002, o SARS-CoV, causador da SARS, foi descoberto. Em 2012, o MERS-CoV foi identificado como responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) – doença que causou 866 mortes até janeiro deste ano. Por fim, o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, surgiu no fim de 2019 e causou a pandemia atual.
A OMS diz que o nome SARS-CoV-2 foi escolhido porque o vírus da Covid-19 é geneticamente relacionado ao coronavírus que ocasionou o surto da SARS, em 2003. Entretanto, os dois vírus são diferentes. Para não provocar confusões com os nomes, a OMS preferiu usar a terminologia Covid-19 para se referir à doença. Covid significa Corona Virus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere ao ano 2019, quando os primeiros casos em Wuhan, na China, foram identificados.
Além destes sete vírus que causam doenças em humanos, diversos coronavírus que causam doenças somente em animais são conhecidos pela ciência. A bronquite viral infecciosa aviária (IBV), que afeta alguns tipos de aves, é causada por um vírus dessa família, por exemplo. O Coronavírus Canino (CCoV), por sua vez, causa problemas intestinais severos em cachorros.
Essa mesma informação foi verificada pelo Fato ou Fake.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


26.03.2025 - 13h10
Fraude
Deepfake usa imagem de Haddad para aplicar golpe de ‘valores a receber’

Circula nas redes sociais um vídeo em que o ministro da Fazenda Fernando Haddad afirma que o “banco” está oferecendo uma última chance para resgatar o “dinheiro esquecido” no CPF. É falso. Trata-se de uma deepfake. O serviço de resgatar valores é oferecido pelo Banco Central e pode ser consultado o ano todo. O vídeo induz para um golpe.

Evelyn Fagundes
25.03.2025 - 18h50
Internacional
Israel não aprovou lei para prender cristãos por citar Jesus

Circula nas redes um post afirmando que foi apresentada, em Israel, uma lei que visa prender pessoas cristãs por citarem o nome de Jesus. É falso. A publicação distorceu uma proposta de lei de 2023, que não avançou. O texto original não propunha a prisão de pessoas por mencionarem Jesus, mas buscava criminalizar a conversão religiosa forçada.

Evelyn Fagundes
25.03.2025 - 16h27
Segurança Pública
É falso que governo federal ordenou saída temporária de 28,2 mil detentos

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o governo Lula mandou dar folga para mais de 28 mil criminosos e proibiu prisões por descumprimento de regras. É falso. A saída temporária foi adotada pelo Poder Judiciário de São Paulo e não há proibição de prisão em caso de descumprimento de regras.

João Pedro Capobianco
24.03.2025 - 19h09
Fraude
Imagem de Giovanna Ewbank é manipulada com IA para venda de “produto milagroso”

Circula nas redes um vídeo em que Giovanna Ewbank promove um produto que promete regenerar a pele. É falso. Trata-se de uma deepfake. A Lupa identificou que um vídeo publicado pela artista foi manipulado para fazer a promoção do suplemento alimentar. O item, por sua vez, não possui autorização de comercialização pela Anvisa. 


Evelyn Fagundes
24.03.2025 - 17h45
Internacional
Musk não descobriu transação ilegal de US$ 8 milhões de Moraes nos EUA

Uma mulher diz, em vídeo que circula nas redes, que Elon Musk realizou um pente fino na Receita Federal dos Estados Unidos e descobriu uma transação no valor de US$ 8 milhões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. É falso. Não há nenhum indício sobre o fato. Em nota, o STF negou que Moraes tenha bens, dinheiro ou qualquer propriedade nos EUA.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital