UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que pesquisa do Datafolha mostrou Bolsonaro com 64% de aprovação
15.07.2020 - 18h09
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que 64% dos brasileiros acredita que a administração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é “ótima” ou “boa”, de acordo com uma suposta pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. De acordo com o texto, este número seria um recorde de aprovação de seu governo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Aprovação do presidente Bolsonaro bate recorde, diz Datafolha.Administração de Bolsonaro é ‘ótima’ ou ‘boa’ para 64% dos brasileiros.Pela 1ª vez, ele tem mais de 50% entre ricos e escolarizados.”Trecho de texto publicado no site Notícias de Direita que, até as 17h30 do dia 15 de julho, tinha sido compartilhado por 2,2 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há pesquisa publicada pelo Instituto Datafolha que indique tais números de aprovação da administração de Jair Bolsonaro (sem partido) no comando do governo brasileiro. O texto falso é uma cópia de uma reportagem publicada em 2008 pelo portal de notícias G1. Naquele ano, quem bateu recorde de aprovação foi, na verdade, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agradando a 64% dos entrevistados pelo Datafolha.
O conteúdo falso sobre Bolsonaro usa a mesma estrutura e os mesmos dados da pesquisa original, alterando apenas os nomes dos presidentes e algumas informações para o contexto atual. O texto da reportagem do G1, por exemplo, diz que a alta aprovação de Lula se deu em decorrência do “bom desempenho da economia”. No texto falso, o suposto recorde de aprovação de Bolsonaro foi pelo “bom desempenho da pandemia”. Outros trechos são exatamente iguais: nos dois textos, é dito que o presidente teve aprovação de “mais de 50% de ricos e escolarizados”.
A pesquisa mais recente do Datafolha foi publicada em 26 de junho deste ano. Nela, 44% dos entrevistados disseram que a gestão de Bolsonaro está sendo ruim ou péssima.
A Lupa verificou outra informação envolvendo a aprovação da gestão de Bolsonaro ainda neste mês. No dia 10, circulou um boato de que o atual presidente teria 94% das intenções de voto dos eleitores brasileiros para as eleições de 2022. A Lupa classificou a afirmação como falsa. Até o momento, pesquisas eleitorais mostram Bolsonaro na liderança, mas a intenção de voto não passa de 30% dos entrevistados.
Essa informação também foi verificada pelas plataformas de checagem Aos Fatos e Boatos.org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.03.2024 - 07h00
Política
Líder do sindicato dos agentes penitenciários não disse, em vídeo, que presos têm de acordo com Lula

Circula nas redes trecho de uma entrevista da líder do sindicato dos policiais do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, sobre o trabalho dos agentes. Segundo a legenda do post, ela teria dito que detentos do estado estariam cobrando o cumprimento de um acordo feito entre eles e o presidente Lula (PT). É falso. Vilma Batista não fez tal afirmação.

Evelyn Fagundes
01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital