UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que pacientes ‘trancados em casa’ se reinfectam com o próprio vírus
15.07.2020 - 18h04
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um texto que critica medidas de quarentena contra a Covid-19. A mensagem afirma que seria mais aconselhável a população circular livremente pela rua do que ficar em isolamento social. Segundo o autor do post, permanecer em casa resulta no aumento da carga viral absorvida, gerando uma “superdosagem” do novo coronavírus que tornaria a doença mais grave ou fatal. Fora de casa, por sua vez, o vírus circularia em baixa quantidade, o que imunizaria a população. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“É tão óbvio isso e a Itália foi a maior prova de que as pessoas trancadas em casa respiram o próprio vírus aumentando a carga viral da Covid-19 gerando uma espécie de superdosagem, tornando a gripe chinesa que era leve em grave ou fatal”
Legenda de imagem em post publicado no Facebook que, até às 16h do dia 15 de julho de 2020, tinha sido compartilhado por quase 200 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Segundo o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e secretário da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, André Siqueira, essa afirmação não tem qualquer embasamento científico. “A pessoa não fica se reinfectando novamente [por ter contato com o vírus que ela mesmo expeliu], isso não leva a um aumento na carga viral”, afirma.
Após a infecção, o novo coronavírus começa a se reproduzir dentro do corpo humano. Em uma primeira etapa, que dura alguns dias, a pessoa fica num estágio “pré-sintomático”, ou seja, ela não desenvolve sintomas da doença. Contudo, o vírus se reproduz dentro do corpo e a carga viral, ou a quantidade de vírus no organismo, aumenta nesse período. Ao longo do tempo, o sistema imunológico começa a reduzir a quantidade de vírus no organismo ao produzir anticorpos para combatê-lo.
O pesquisador ressalta que a carga viral no organismo depende de diversos fatores. Entre essas variantes, Siqueira cita o sistema imunológico do paciente, fatores genéticos e a quantidade de vírus que, inicialmente, infectou a pessoa.
A quantidade de carga viral não é, tampouco, o único fator que determina a gravidade da doença. Estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine demonstrou que não há diferença na carga viral entre pacientes assintomáticos e pacientes com sintomas graves. Outro estudo, da Universidade de Nova York, mostrou que pacientes em estado grave foram infectados inicialmente com uma carga viral menor, e não maior, do que os pacientes que tiveram sintomas leves ou moderados.
O texto que circula pelo Facebook cita a Itália, afirmando que o país teria adotado a quarentena e que infectados que permaneceram dentro de caso teriam aumentado a sua carga viral. No final de junho, um estudo feito pesquisadores italianos mostrou que pacientes examinados em maio tinham menos partículas do vírus do que aqueles atendidos em abril, um mês antes. Os pesquisadores teorizam que as medidas de isolamento podem ter diminuído a exposição dos pacientes ao vírus, o que contribuiu para uma carga viral inicial menor nos examinados.
Por fim, duas semanas após impor medidas severas de isolamento, a Itália interrompeu o avanço da doença no país. Em 22 de março, o país atingiu o pico da pandemia, chegando a 6.557 casos diários. Um mês depois, em 23 de abril, o número de casos caiu pela metade, para 2.779. Em 15 de julho, apenas 114 novos casos foram registrados.

“Diferente é quando as pessoas estão circulando livremente, pois neste caso o vírus é disseminado em baixa quantidade em todos os locais contaminando minimamente todas as pessoas que se tornarão imunes com o decorrer do tempo através de uma contaminação leve, com baixa carga viral. Reafirmo o que digo a muito tempo, a quarentena mata!”
Legenda de imagem em post publicado no Facebook que, até às 16h do dia 15 de julho de 2020, tinha sido compartilhado por quase 200 pessoas
Falso
O pesquisador da Fiocruz André Siqueira afirma que o texto que circula pelo Facebook “não tem o menor fundamento” científico. Quando um indivíduo entra em contato com o novo coronavírus – mesmo que seja com uma carga viral baixa – o vírus entra no organismo e se multiplica. O paciente pode ou não desenvolver a doença. Como dito anteriormente, não há nenhuma evidência de que pessoas que se contaminam com uma carga viral baixa desenvolvam sintomas mais leves da Covid-19.
Junto com o texto, o usuário publicou uma imagem de uma reportagem que falava sobre “imunidade de rebanho”, muito usada para amparar o discurso de que o isolamento social não seria uma medida adequada atualmente. O termo “imunidade de rebanho” significa que uma parcela da população desenvolve anticorpos contra uma determinada doença, o que reduz e eventualmente impede a transmissão do vírus em uma comunidade. Especialistas acreditam que pelo menos 40% da população precisa ter os anticorpos do vírus para que essa imunidade de rebanho seja alcançada.
Até o momento, autoridades apontam que nenhum país conseguiu atingir a imunidade de rebanho. O diretor do departamento de doenças transmissíveis da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal, citou especificamente o caso do Brasil e da cidade de Manaus (AM). Segundo Espinal, uma pesquisa feita na capital do Amazonas, um dos primeiros focos da pandemia no país, mostrou que a prevalência de anticorpos na população é inferior ao que se espera para caracterizar essa situação.
Enquanto essa imunidade coletiva não for alcançada, “circular livremente” colabora para o aumento de casos e óbitos da Covid-19, além de impactar nos sistemas de saúde que já estão sobrecarregados. Por essa razão, a recomendação das autoridades de saúde é manter o distanciamento social. Na última segunda-feira (13), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, criticou governos por adotarem o retorno das atividades. “Não haverá retorno ao antigo ‘normal’ no futuro próximo. Mas há um roteiro para uma situação em que podemos controlar a doença e seguir com nossas vidas”, disse.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital