UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Execução em vídeo viral não é de jornalista que denunciou superfaturamento na pandemia
22.07.2020 - 16h31
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostraria a execução recente de um jornalista no Brasil, durante a pandemia de Covid-19. Segundo o texto, o repórter Bruno Rodrigues, do programa Alerta Nacional, da RedeTV!, teria sido morto após denunciar o superfaturamento em uma obra feita pela prefeitura de Moju, no Pará, em 17 de julho. A matéria feita por ele mostra que foram instaladas cinco pias com torneiras na cidade para que as pessoas pudessem lavar as mãos, a um custo total de cerca de R$ 400 mil.
Na gravação do suposto assassinato de Rodrigues compartilhada pela internet, várias pessoas aparecem sentadas em um restaurante, em mesas dispostas na calçada. Dois criminosos de boné aproximam-se de um homem de camisa preta e, de repente, disparam várias vezes contra ele. A dupla foge correndo e ouvem-se vários gritos. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Vídeo mostra momento que repórter do Alerta Nacional é executado após denunciar Prefeitura…”
Título de texto publicado pelo site Conexão Amazonas e compartilhado no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O jornalista Bruno Rodrigues não foi assassinado após fazer a reportagem sobre a prefeitura de Moju (PA) no programa Alerta Nacional. Em sua conta no Instagram, ele publicou um vídeo, na última terça-feira (21), para desmentir o caso. “Está rolando um vídeo aí na internet que estão afirmando que é a minha execução, que eu estou morto. Eu quero deixar todo mundo bem sossegado, que eu tô vivinho aqui”, disse. “Esse vídeo que estão espalhando nas redes sociais, que mostra um gordinho sendo assassinado, não sou eu.”
O crime exibido na gravação não ocorreu no Brasil e não tem relação com a pandemia. As imagens mostram o assassinato de Jorge Fernando Lino Macas, um ex-policial e cantor também conhecido como “Vanilla”, do grupo de salsa Promedio 20. O homicídio ocorreu em um restaurante de Guaiaquil, no Equador, em 2 de janeiro deste ano, quando ele jantava com amigos.
Macas era suspeito de chefiar uma organização que enviava drogas para a América Central e o México, de acordo com o site equatoriano Plan V. Segundo o jornal Diario Correo, ele foi preso em dezembro de 2018 sob acusação de tráfico. Na ocasião, foram apreendidos 741 quilos de cocaína. Outros três homens detidos com ele em 2018 foram condenados. O cantor e ex-policial deixou a prisão após ser inocentado pela Justiça, que considerou existir dúvida razoável sobre sua participação no bando.
O vídeo do crime também circulou na África do Sul, em março, com a informação falsa de que a cena teria ocorrido em Durban, e foi desmentido pela AFP. Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.org e Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2024 - 13h25
Meio Ambiente
É falso que pesquisa da Nasa desmente ambientalistas

Circula pelas redes sociais que um estudo da Nasa teria mostrado que a agricultura brasileira ocupa apenas 7,6% do território nacional. Esse dado seria uma forma de desmentir ambientalistas e provar que existe “pressão e manipulação” no setor agro do país. É falso. A pesquisa é antiga e não considera as áreas de pastagens.

Carol Macário
18.06.2024 - 13h22
Política
É falso que vídeo mostra ‘ministro de Lula’ roubando dinheiro em culto

Post traz um vídeo no qual um homem aparentemente retira dinheiro de uma sacola durante coleta de ofertas em um culto. A legenda diz que o homem seria um ‘ministro de Lula’. É falso. O vídeo foi invertido e está sendo exibido de trás para frente. Além disso, quem aparece nas imagens é o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes.

Catiane Pereira
17.06.2024 - 18h12
Política
Condenação anulada pelo TSE não permite que Bolsonaro concorra em 2026

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou uma condenação contra Jair Bolsonaro (PL). Falta contexto. Embora isso tenha ocorrido, o ex-presidente continua inelegível até 2030 devido a outras duas condenações na Corte.


Gabriela Soares
17.06.2024 - 17h28
Polícia
É falso que polícias emitiram alerta por ‘saidinha’ de 50 mil presos

Post alega que as polícias estão alertando as pessoas para andarem com carros fechados, vidros travados, evitar passear a pé com crianças e não andar com celular na mão porque 50 mil presos saíram da prisão na "última saidinha”. É falso. Nenhuma força de segurança dos estados divulgou alerta sobre saída de presos. 

Maiquel Rosauro
17.06.2024 - 16h48
Internacional
Proposta de Milei que proíbe condenados por corrupção de se candidatar não foi aprovada

Post alega que o presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou que condenados por corrupção não poderão concorrer como candidatos nas eleições nacionais. Falta contexto. A iniciativa faz parte de um projeto de lei que ainda não foi enviado ao Congresso. A proposta visa proibir condenados por corrupção em 2ª instância de se candidatar.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital