UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Doria tomou ‘vacina chinesa’ contra a Covid-19 sem usar máscara
23.07.2020 - 15h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes uma foto do governador de São Paulo, João Doria, sendo vacinado. A legenda que acompanha a foto diz que o ex-prefeito estaria sendo imunizado com a vacina chinesa CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“O lunático do Dória tomando a vacina chinesa, enfermeira sem luva e os dois sem máscara. Imagina se fosse o Bolsonaro?”
Legenda da imagem que, até às 15h do dia 23 de julho de 2020, tinha sido compartilhado mais de 200 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto foi tirada em 23 de março e mostra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tomando uma vacina para a gripe. O registro foi publicado pelo próprio governador em sua conta no Twitter. A foto foi tirada no primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde.
Nesta terça-feira (21), o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac iniciaram a aplicação da vacina Coronavac, que terá sua terceira fase de testes realizada no Brasil. 9 mil profissionais de saúde brasileiros, em diversos estados, receberão doses da vacina e serão monitorados, para avaliar se a substância é eficiente e segura.
O conteúdo analisado pela Lupa já circulava antes do início dos testes, mas voltou a ser compartilhado nesta semana. Não é a única peça de desinformação publicada nesta semana. Na quarta (22), detratores da vacina acusaram os testes de serem forjados – o que não é verdade.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital