UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Felipe Neto não tuitou apologia à violência sexual contra crianças
27.07.2020 - 18h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um tuíte supostamente publicado pelo youtuber Felipe Neto. O texto faz apologia à violência sexual contra crianças. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Criança é que nem doce, eu como escondido”
Imagem publicada no Facebook que, até o dia 27 de julho de 2020, tinha sido compartilhada por 820 pessoas.
Falso
A publicação analisada pela Lupa é uma montagem. Não é possível encontrar nenhuma publicação com essas palavras no Twitter do youtuber Felipe Neto, nos dias 30 ou 31 de maio desse ano. Também não é possível encontrar registro desse tuíte nas ferramentas WayBack Machine, que poderia ter salvo a mensagem caso ela fosse apagada. A frase utilizada já circulava antes da data em questão, em um “meme” atacando o Papa Francisco. Por fim, o humorista é vítima de uma campanha de difamação nas redes, e uma montagem com teor similar também foi verificada pela Lupa.
O horário do suposto tuíte é 31 de maio de 2020, 1h06 da manhã. Não há nenhuma publicação feita nessa hora nas redes sociais de Neto. Contudo, há um tuíte publicado às 22h06 do dia 30, que pode ter servido como base para a montagem – a diferença de horário, nesse caso, seria devido ao fuso-horário no computador do autor. Nessa publicação, o YouTuber fala sobre as eleições americanas.
O site WayBackMachine capturou o perfil de Neto duas vezes 31 de maio de 2020 (aqui e aqui). Essa ferramenta mostra exatamente como um site aparecia em determinada data, e pode servir para recuperar tuítes apagados, por exemplo. É possível reparar que a publicação mencionada não aparece.
A frase atribuída ao YouTuber já circulava nas redes sociais antes da publicação. Ela foi usada, por exemplo, em um “meme” atacando o Papa Francisco e a Igreja Católica.
Outro indício da falsidade desse tuíte é que, apenas seis dias antes da suposta publicação, Neto se pronunciou sobre outro tuíte falso envolvendo pedofilia, também verificado pela Lupa.
View post on Twitter
Desde 2016, Neto utiliza seu canal para denunciar conteúdos que incentivam a violência sexual contra crianças e adolescentes. Contudo, nos últimos meses, ele vem sendo alvo de uma campanha de desinformação por seus detratores.
Por WhatsApp, a assessoria de Neto afirma que o post é uma montagem. “Todas essas postagens negativas são ataques orquestrados com o único objetivo de destruir reputações, o que comprova o quão inclinados ao ódio, silenciamento e perseguição são os envolvidos”, disse. Ele também publicou uma resposta sobre o caso em sua conta pessoal no Twitter, em que chama o conteúdo falso de “uma mentira nojenta”.
View post on Twitter
Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org e Estadão Verifica.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
06.09.2024 - 16h17
Política
Compilado de vídeos de Lula exibe conteúdos falsos e já desmentidos

Circula pelas redes sociais um compilado de diversos vídeos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um deles, por exemplo, Lula teria “confessado” que só ganhou as eleições de 2022 porque o “povo do Nordeste é analfabeto”. É falso. A publicação apresenta dois vídeos verdadeiros e outros quatro já desmentidos pela Lupa.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital