UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ambulâncias mostradas em vídeo viral foram ‘mandadas por Bolsonaro’ para a Bahia
03.08.2020 - 19h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra diversas ambulâncias estacionadas em um pátio. O homem que narra as imagens diz que os veículos foram enviados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos municípios do interior da Bahia, e o governo do Estado não tinha feito a entrega, apesar da pandemia da Covid-19. “Olha quanta ambulância aqui parada, e vocês pais de família morrendo no interior”, diz o narrador. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Aqui no pátio da Saeb, olha quanta ambulância aqui parada, e vocês pais de família morrendo no interior. O presidente Jair Messias Bolsonaro mandou as ambulâncias. Eles querem fazer política com ambulância na época de política, o governador do estado, o PT tá acabando com a Bahia […] Isso é uma vergonha”
Vídeo publicado no Facebook que, até as 13h do dia 03 de agosto de 2020, tinha sido compartilhado por mais de 1,2 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. As 48 ambulâncias mostradas no vídeo não foram mandadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na verdade, elas foram adquiridas diretamente pelo governo da Bahia, por R$ 2,8 milhões. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a aquisição das ambulâncias estava prevista em emendas parlamentares ao orçamento do estado, feitas por 38 deputados estaduais.
Além disso, a secretaria informou que as ambulâncias não estão abandonadas, como sugere o vídeo. A entrega oficialmente foi feita em 28 de julho. “Na verdade, a rápida permanência das ambulâncias no CAB [Centro Administrativo da Bahia] ocorre para que os veículos sejam vistoriados, emplacados e regularizados. Imediatamente após esse processo, eles são liberados para suas cidades de destino”.
A Sesab disse ainda que o tempo médio para que os veículos sejam liberados é de 15 dias. “Mas claro que isso vai depender, também, da quantidade de veículos a serem regularizados”, complementa.
As ambulâncias foram entregues pelo Estado às prefeituras de Adustina, Almadina, Antônio Cardoso, Aratuípe, Barreiras, Belmonte, Biritinga, Caém, Cafarnaum, Cairu, Campo Alegre de Lourdes, Cândido Sales, Capela do Alto Alegre, Conceição da Feira, Coração de Maria, Cruz Das Almas, Curaçá, Firmino Alves, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibicuí, Ipirá, Irajuba, Itajuípe, Itiruçu, Itiúba, Jeremoabo, Juazeiro, Macarani, Nilo Peçanha, Nova Soure, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Pé de Serra, Pilão Arcado, Piripá, Rio Real, Santa Maria da Vitória, São Domingos, São Félix, Sobradinho, Souto Soares, Teofilândia, Tremedal, Uauá, Ubaíra e Wenceslau Guimarães.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.10.2024 - 15h51
Política
É antiga publicação de ministro de Israel com crítica ao Lula

Circula um vídeo nas redes sociais afirmando que Israel teria dito: "Somos amigos dos brasileiros e não do Lula". Falta contexto. Não há registro dessa declaração pelo governo de Israel. O vídeo se refere a uma crítica feita em fevereiro pelo ministro Israel Katz.

Gabriela Soares
09.10.2024 - 15h14
Eleições 2024
Vídeo de eleitores hostilizando Rodrigo Pacheco é de 2022

Um vídeo mostra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, sendo vaiado ao votar; a publicação sugere que a gravação é recente. Falta Contexto. O vídeo é de 2 de outubro de 2022, durante o 1º turno das eleições gerais. Este ano, Pacheco permaneceu em Brasília devido a uma virose e não foi a Belo Horizonte para votar.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 17h28
Eleições 2024
PT conquistou 248 prefeituras no 1º turno, e não 46 como afirma post

Circula pelas redes que o PT elegeu apenas 46 prefeitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, e o PL elegeu 508 prefeitos. É falso. O PT conquistou 248 prefeituras, embora não tenha vencido em nenhuma capital. Já o PL assume 510 municípios, incluindo duas capitais: Rio Branco e Maceió. O PT ainda disputará o 2º turno em quatro capitais.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h00
Política
É falso que PT foi ‘erradicado’ em Roraima; post é antigo

 Circula nas redes um post alegando que Roraima virou um "paraíso" sem políticos do PT nos cargos de governador, senador, deputado, prefeito e vereador, sugerindo que o partido foi "erradicado" do estado. É falso. A mensagem é antiga e, em 2022, nenhum candidato do PT venceu a eleição. Recentemente, um vereador do PT foi eleito em Uiramutã.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital