UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que nenhum paulistano morreu por Covid-19 há dois dias
07.08.2020 - 18h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post com a afirmação de que durante dois dias seguidos não houve mortes por Covid-19 de pessoas que moram na cidade de São Paulo. A publicação mostra um gráfico da página 2 do Boletim Diário Covid-19 nº 133, elaborado pela prefeitura da capital paulista, como prova de que não houve óbitos nesse período. De acordo com o autor do post, os dados mostrariam que o município “estaria tecnicamente sem vírus”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Dois dias sem mortes na Cidade De São Paulo (…)”
Texto em post publicado no Facebook que, até as 15h30 de 7 de agosto de 2020, tinha 731 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Pelo menos 17 pessoas morreram de Covid-19 no município de São Paulo nos dois dias anteriores à publicação do post analisado – 4 e 5 de agosto. Esse número ainda é parcial e tende a crescer conforme a prefeitura receba mais dados dos atestados de óbito registrados em cartórios. A informação consta no Boletim Diário Covid-19 nº 133 – edição mais recente da publicação.
Entre os dias 5 e 6 de agosto, foram confirmadas, no total, 111 mortes de pessoas residentes na cidade de São Paulo, segundo Boletins Diários Covid-19 nº 132 e nº 133. Destas, 17 aconteceram no dia 4. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde informou, por telefone, que o gráfico extraído do documento mostra uma curva de óbitos feita a partir de atualizações semanais. Por isso, não é um indicador adequado para se saber os números mais recentes de mortes de infectados pelo novo coronavírus.
As informações mais precisas sobre isso estão na página 1 do Boletim Diário Covid-19, que traz duas tabelas. A primeira, na parte superior, tem como fontes o Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe) e o e-SUS VE (voltado para registro de casos suspeitos e confirmados de novo coronavírus), dois sistemas de notificação do DataSUS. Os dados mostram que, em 5 de agosto, houve confirmação de 9.901 mortes de Covid-19 na cidade. Na edição seguinte, aparecem 10.012 óbitos. Logo, houve 111 confirmações de mortes de moradores da capital entre os dois dias.
A segunda tabela da página 1 do Boletim Diário Covid-19 traz os números do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) da prefeitura de Sâo Paulo. Nela constam os óbitos segundo a data em que de fato ocorreram, o que é obtido a partir do envio de informações dos atestados de óbito registrados em cartório. Esse processo pode levar até duas semanas – e, em casos excepcionais, ainda mais.
Assim, o dado com o número de mortes por data de ocorrência tende a ser muito pequeno na primeira vez que é informado no boletim. Com o passar do tempo, no entanto, a prefeitura é comunicada sobre mais atestados de óbitos que ocorreram naquele mesmo dia e atualiza o valor. A razão disso é que parte das mortes demora para ser registrada pelos órgãos oficiais e leva tempo até constar nas estatísticas.
Embora no Boletim nº 133 constem zero mortes por Covid-19 em 5 de agosto na tabela “Óbitos acumulados por datas de notificação e ocorrência”, esse número tende a crescer com o passar dos dias. O Boletim nº 132, por exemplo, mostrava apenas duas mortes ocorridas no dia anterior, 4 de agosto. Na edição atual, esse número subiu para 17.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.04.2024 - 17h13
Política
É falso que montagem contra o PT foi projetada em prédio do Elon Musk

Circula na internet um vídeo de uma projeção com o desenho de um burro vestido com a camiseta do PT. Segundo a publicação, a imagem teria sido projetada em um prédio do empresário Elon Musk em Nova York. É falso. Trata-se de uma montagem, criada a partir de um modelo pronto do CapCut.

Gabriela Soares
19.04.2024 - 16h58
Política
É falso que Congresso dos Estados Unidos deu 48 horas para o STF entregar documentos sobre o X

Post nas redes sociais alega que o Congresso dos EUA deu 48 horas para o STF entregar documentos referentes ao X. É falso. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados dos EUA solicitou ao X acesso às decisões do Supremo sobre moderação de conteúdo. A empresa entregou a documentação e informou o STF. 

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital