UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que julho de 2020 teve menos mortes que 2019, mesmo com a pandemia
11.08.2020 - 13h48
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post com um comparativo das mortes ocorridas em julho de 2020 e 2019. A publicação afirma que o número de óbitos em todo o país ocorridos no último mês foi menor do que o do mesmo período no ano passado, mesmo com a pandemia de Covid-19. Os dados teriam sido extraídos do Portal da Transparência do Registro Civil.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Atualizando…
Mortes no Brasil:
Julho 2019 – 119.390 (sem pandemia)
Julho 2020 – 113.475 (com pandemia)
Fonte: transparencia.registrocivil.org.br…
Agora vão falar o que????”
Texto em imagem de post publicado no Facebook que, até as 11h de 11 de agosto de 2020, tinha 515 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O número de mortes em julho de 2020 foi maior do que o do mesmo período de 2019. Havia 121.172 registros de óbitos emitidos no mês passado, de acordo com informações extraídas no Portal da Transparência do Registro Civil nesta terça-feira (11). Há um ano, os cartórios emitiram 119.553 certidões indicando falecimentos no mês de julho. Ou seja, a diferença foi de pelo menos 1.619 casos a mais este ano. Esses números, no entanto, ainda devem mudar e aumentar ao longo dos dias, à medida que os cartórios enviarem mais informações para o site.
Os dados do Portal da Transparência do Registro Civil precisam ser analisados com cautela, porque as atualizações seguem prazos legais e podem demorar 14 dias ou mais, em alguns casos. Logo, os números referentes a um determinado mês sobem a cada dia em que se faz a consulta na plataforma. O post que circula pelas redes sociais pegou valores ainda muito desatualizados. O mais indicado é fazer comparativos de meses mais antigos, que já têm um volume de dados mais próximo do real. Em junho de 2020, por exemplo, houve 128.800 registros de óbito, contra 103.414 no mesmo período do ano passado.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
16.04.2024 - 16h27
Política
É falso que Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Elon Musk

Post alega que a Polícia Federal realizou uma busca e apreensão na casa do empresário Elon Musk, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. É falso. A imagem que acompanha o post foi registrada durante a Operação Narcobroker, da Receita Federal, PF e MPF, em novembro de 2020. Além disso, a PF não tem autonomia para atuar em solo estrangeiro.

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 15h18
Política
É falso que dívida da Petrobras nos EUA causou “holocausto econômico” no Brasil

Mensagem diz que teria sido decretado o “holocausto econômico brasileiro”. Segundo o texto, a situação se desencadeou por uma ação nos Estados Unidos contra a Petrobras que gerou uma dívida na casa do trilhão. É falso. O valor é exagerado. Em nota, a empresa contestou o número e disse que suas obrigações judiciais nos EUA já foram cumpridas.

Evelyn Fagundes
16.04.2024 - 14h20
Redes Sociais
É falso que Felipe Neto recebia ordens de Moraes para pedir remoção de posts

Circula nas redes vídeo cuja legenda afirma que Felipe Neto recebia ordens do ministro do STF Alexandre de Moraes para pedir a dirigentes de plataformas no Brasil para banir posts de opositores. É falso. Não há provas que mostrem que Felipe Neto recebia ordens de Moraes ou de que o influenciador teria influência para remover posts

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital