UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Camila Pitanga descobriu erro nos laudos médicos, e que está com Covid-19
21.08.2020 - 14h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um tuíte supostamente publicado pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão). O texto diz que a atriz Camila Pitanga, diagnosticada na semana passada com malária, falou nas redes sociais que descobriu erros nos laudos médicos. Na verdade, ela teria contraído Covid-19, segundo a publicação. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Camila Pitanga volta à internet e choca os fãs ao revelar que após realizar tratamento com Cloroquina, descobriu erros nos laudos médicos, que apontavam Covid-19 ao invés de malária”
Imagem publicada no Facebook que, até as 13h do dia 20 de agosto de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 1,4 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem que circula nas redes sociais, originalmente, foi publicada como sátira por um perfil no Twitter, mas vem sendo compartilhada como se fosse verdadeira no Facebook. O texto foi publicado originalmente na quinta-feira (20), na página Estabão (@Estabao_Brasil), que se descreve como um “perfil paródia”. O perfil utiliza a marca do jornal O Estado de São Paulo (Estadão) para fazer paródias e memes. A página oficial do jornal, no Twitter, é outra (@Estadao).
Além disso, nas redes sociais da atriz Camila Pitanga (Instagram e Twitter), não há nenhuma postagem sobre o suposto erro nos laudos médicos. Tampouco na imprensa foi publicado algo sobre a atriz estar, de fato, com Covid-19.
Pitanga publicou no Instagram, na segunda-feira (10), que ela e a filha foram diagnosticadas com malária, após permanecer em isolamento social em Barra do Una, praia localizada no litoral de São Paulo. A atriz contou que se sentiu mal e temia que estivesse com Covid-19, já que seus sintomas – febre alta e calafrios – também podem ser causados pelo novo coronavírus. Contudo, Camila realizou um teste RT-PCR e o resultado foi negativo.
A atriz está tomando cloroquina e primaquina para se recuperar. A cloroquina é utilizada desde os anos de 1930 para tratar malária e tem a sua eficácia comprovada para essa doença específica.
Na semana passada, a Lupa checou outro conteúdo sobre a atriz, também dizendo que ela teria contraído o novo coronavírus. Na ocasião, a assessoria da atriz encaminhou pelo WhatsApp à reportagem uma foto que mostrou que ela, de fato, não testou positivo para Covid-19.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital