UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que OMS passou a recomendar hidroxicloroquina e pediu desculpas por ‘erro’
28.08.2020 - 15h29
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria voltado atrás com o seu posicionamento e passado a recomendar o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina no tratamento da Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“OMS pede desculpa pelo erro na controvérsia sobre hidroxicloroquina”
Texto de imagem no Facebook que, até às 14h do dia 28 de agosto de 2020, tinha sido compartilhado mais de mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recuou em seu posicionamento e passou a recomendar o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina no tratamento da Covid-19. Em seu site, a OMS informa que não há evidências científicas que comprovem a eficácia desses medicamentos no tratamento da doença. Procurada, a assessoria de imprensa da organização classificou como “falsa” a informação que circula pelo Facebook.
Além de não ter benefícios contra a Covid-19, a OMS ressalta ainda que esses medicamentos podem ter efeitos colaterais e, por essa razão, o  uso é desaconselhado para tratar pacientes infectados com o novo coronavírus. Contudo, a organização lembra que cada país é soberano para escolher seus protocolos de tratamento.
Em março, a entidade lançou uma série de pesquisas padronizadas chamada Estudo Solidariedade, que visa testar medicamentos capazes de tratar a Covid-19 e encontrar uma forma de curar pacientes. Entre as drogas pesquisadas estavam a hidroxicloroquina, o remdesivir e o lopinavir/ritonavir.
No dia 25 de maio, os pesquisadores decidiram pausar temporariamente os ensaios clínicos que testavam a droga. A suspensão foi feita após um estudo observacional, publicado no periódico The Lancet, apontar que o remédio poderia aumentar o risco de morte, ao invés de diminuir. Contudo, os dados utilizados nessa pesquisa eram de origem pouco confiável, e a própria revista decidiu remover o artigo. A OMS retomou os estudos em 3 de junho.
Em 6 de julho, a OMS voltou a suspender os estudos com hidroxicloroquina, dessa vez de forma definitiva. Pesquisadores do Estudo Solidariedade verificaram que a droga não estava fazendo efeito nos pacientes, na comparação com o grupo de controle. O mesmo foi feito com o tratamento com lopinavir/ritonavir.

Boato

Esse boato começou a circular pelas redes sociais em junho, tendo sido verificado por checadores do Estadão naquele mês. Contudo, recentemente conteúdos falsas envolvendo a cloroquina e a hidroxicloroquina voltaram a serem compartilhados. Essa onda de desinformação foi impulsionada após a Comissão Nacional de Saúde da China decidir adotar um um novo protocolo usando cloroquina. O órgão reconheceu, porém, que, até o momento, não existe um medicamento com eficácia comprovada.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital