UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Covid-19 significa ‘certificado de identificação da vacinação com inteligência artificial’
01.09.2020 - 18h42
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo gravado por um médico italiano identificado como Dr. Roberto Petrella. Na gravação, o profissional afirma que a sigla Covid-19 seria um nome para um plano internacional de controle da população. Ele também diz que cerca de 90% das pessoas testadas terão resultado positivo para a doença e que a França teria imposto testagem obrigatória em todas as escolas.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Italianos, atenção. Covid-19 significa certificado de identificação da vacinação com inteligência artificial e 19 é o ano que foi criado. Covid-19 não é o nome do vírus. É o nome do plano internacional de controle e a redução da população”
Trecho de vídeo publicado no Facebook que, até o dia 1º de setembro, tinha sido compartilhada por 8,6 mil pessoas.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui um manual de boas práticas para a nomeação de novas doenças que afetam seres humanos. O documento foi publicado em 2015 em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Seguindo estes termos, o nome Covid-19 é uma abreviação para as palavras em inglês “CoronaVirus” (Covi) e “Disease” (d), traduzido como “doença do coronavírus”.
O número 19 está relacionado com o ano em que este tipo de vírus foi identificado, e não criado. Diversos estudos já comprovaram que, assim como outros patógenos, o novo coronavírus tem origem natural e não foi desenvolvido artificialmente em laboratório.
Além disso, segundo a OMS, o nome do vírus que causa a Covid-19 (SARS-Cov-2) é uma sigla para as palavras em inglês “severe acute respiratory syndrome coronavirus 2”, ou síndrome respiratória aguda grave 2. Até hoje, ao menos sete tipos de coronavírus que afetam seres humanos já foram identificados desde a década de 1960. O nome do novo coronavírus foi escolhido por sua semelhanças genéticas com o vírus que provocou um surto de SARS em 2002, o SARS-CoV.
Roberto Petrella é um médico italiano conhecido por se posicionar ativamente contra a vacinação compulsória contra o vírus HPV. Em 2019, ele foi expulso da Ordem dos Médicos de Teramo, na Itália. Diversas agências de checagem internacionais já verificaram trechos deste vídeo (aqui e aqui) e de outros conteúdos produzidos por ele, incluindo as italianas Open e Bufale.net.

“As pessoas testadas aparecem cada vez mais positivos nos testes. Cerca de 90% vão dar positivo”
Trecho de vídeo publicado no Facebook que, até o dia 1º de setembro, tinha sido compartilhada por 8,6 mil pessoas.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com dados disponíveis no site Our World In Data, a taxa de testes de Covid-19 com resultado positivo raramente ultrapassou 50% nos países. A “taxa positiva” é calculada a partir da divisão do número de resultados positivos pelo número total de testes. É uma forma de calcular, por exemplo, se um país está realizando testagens suficientes para ser assertivo na avaliação do impacto que a doença teve no local.
Apesar da grande diferença na forma e quantidade de testes realizados em cada país, em nenhum caso avaliado este número chegou a 90%. Países como Austrália, Coréia do Sul e Uruguai têm uma taxa de testes positivos de cerca de 1%. No caso de Argentina, México este número já chegou a ultrapassar os 50%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma taxa menor de 5% que permaneça por duas semanas é um indicador de que a pandemia está sobre controle em um país.

“No dia 11 de maio, nenhuma televisão, nem jornal, ou transmissão italiana/Berlusconi difundiu a notícia anunciou que na França testes em massa estavam sendo IMPOSTOS em todas as escolas. Foram cerca de 700 mil testes por semana! No entanto, infelizmente ninguém deu essa notícia”
Trecho de vídeo publicado no Facebook que, até o dia 1º de setembro, tinha sido compartilhada por 8,6 mil pessoas.
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O número citado pelo médico italiano se refere a testagens da população francesa em geral, e foi amplamente divulgado por meios de comunicação italianos na época.
No dia 28 de abril, o então primeiro-ministro francês Edouard Philippe anunciou os planos do governo de realizar 700 mil testes por semana a partir do dia 11 de maio, data em que o país aliviou as medidas de isolamento social e reabriu as escolas. Contudo, o esforço da testagem em massa englobava toda a população, e não somente instituições de ensino.
De acordo com o protocolo sanitário de reabertura das escolas do governo da França, apenas o uso de máscaras seria compulsório para crianças acima de 11 anos. Além disso, pela lei do país, nenhuma escola poderia ser autorizada a testar ou vacinar crianças sem o consentimento dos pais.
Também é falso que nenhuma rede italiana de notícias tenha noticiado as decisões tomadas pelo governo francês. O anúncio do primeiro ministro sobre a reabertura das escolas foi noticiado pela rede estatal de televisão e rádio Radiotelevisione Italiana (RAI); pelos maiores jornais do país, o La Repubblica e o Corriere Della Sera; e por outros portais de notícias (aqui, aqui, aqui e aqui).
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
16.04.2024 - 16h27
Política
É falso que Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Elon Musk

Post alega que a Polícia Federal realizou uma busca e apreensão na casa do empresário Elon Musk, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. É falso. A imagem que acompanha o post foi registrada durante a Operação Narcobroker, da Receita Federal, PF e MPF, em novembro de 2020. Além disso, a PF não tem autonomia para atuar em solo estrangeiro.

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 15h18
Política
É falso que dívida da Petrobras nos EUA causou “holocausto econômico” no Brasil

Mensagem diz que teria sido decretado o “holocausto econômico brasileiro”. Segundo o texto, a situação se desencadeou por uma ação nos Estados Unidos contra a Petrobras que gerou uma dívida na casa do trilhão. É falso. O valor é exagerado. Em nota, a empresa contestou o número e disse que suas obrigações judiciais nos EUA já foram cumpridas.

Evelyn Fagundes
16.04.2024 - 14h20
Redes Sociais
É falso que Felipe Neto recebia ordens de Moraes para pedir remoção de posts

Circula nas redes vídeo cuja legenda afirma que Felipe Neto recebia ordens do ministro do STF Alexandre de Moraes para pedir a dirigentes de plataformas no Brasil para banir posts de opositores. É falso. Não há provas que mostrem que Felipe Neto recebia ordens de Moraes ou de que o influenciador teria influência para remover posts

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital