UOL - O melhor conteúdo
Lupa
#CaiuNaRede: É fake que Ambev oferece vagas de trabalho pelo WhatsApp
16.09.2020 - 15h24
Circula nas redes sociais uma mensagem dizendo que a Cervejaria Ambev está retomando as atividades pós-pandemia com a reabertura de todas as filiais e fábricas. Com isso, a empresa estaria oferecendo mais de 1.800 vagas de trabalho. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:
“ESTAMOS CONTRATANDO! A Cervejaria Ambev, dona das marcas, Skol Brahma Antarctica… está retornando todas as atividades pós-pandemia com reabertura de todas as filiais e fábricas, com isso estamos com mais de 1.800 vagas disponíveis…”
Parte do texto que circulou em grupos de WhatsApp, causando alvoroço entre moradores do Complexo do Alemão, no Rio
Falso
A informação analisada é falsa. Em nota, a Ambev informou que o anúncio é falso e que não realiza processo seletivo por WhatsApp ou outras redes sociais. Todas as vagas em aberto na companhia são divulgadas apenas pelo site oficial da empresa.
Vale ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda enfrentamos o cenário de pandemia do novo coronavírus. Medidas de flexibilização ao isolamento social foram implementadas; contudo, a pandemia não acabou.
Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 15h02
Redes
É falso que Janja e cantor Leonardo tenham trocado ofensas nas redes

Circula no Facebook um post afirmando que a primeira-dama Janja disse, em suas redes sociais, que o cantor Leonardo é “fracassado” e que “só pensa em bebida”. É falso. Não existem registros que evidenciem isso.  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a atribuição da frase à primeira-dama é desinformativa.


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 14h59
Internacional
Imagem das Cataratas do Niágara em ‘vermelho sangue’ foi criada com IA

Circula no Facebook uma suposta imagem que mostra as águas das Cataratas do Niágara totalmente avermelhadas. Segundo o post, as quedas d’água, localizadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, ficaram no tom “vermelho sangue” por dez minutos sem explicação alguma. É falso. A imagem foi gerada por Inteligência Artificial (IA). 


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 13h56
Economia
É golpe publicações que prometem desconto de 95% em produtos na Shopee

Diversos vídeos no Facebook alegam que a Shopee está promovendo uma mega promoção de dez anos da empresa com descontos de até 95% sobre o valor dos produtos. Para isso, é preciso clicar no link “saiba mais”. É falso, trata-se de um golpe. A Shopee não realiza tal campanha e quem faz as compras a partir do link não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
03.07.2025 - 13h42
Fraude
Site falso se passa por banco indiano para aplicar golpes

Circula no Facebook um vídeo afirmando que é possível adquirir, em um site, um cartão de crédito com R$6 mil de limite do banco chamado Slice. É falso. Trata-se de um golpe. O site não é o oficial da fintech que, na realidade, é indiana e segundo constatam os dados do Banco Central, não é uma instituição autorizada para operar no Brasil.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital