UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Menina em vídeo viral não foi responsável por incêndio no Atacadão
17.09.2020 - 18h51
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post com um vídeo que mostra uma menina incendiando um supermercado. A criança risca um fósforo e ateia fogo a produtos inflamáveis que estão em uma prateleira. Depois disso, caminha pelo corredor. O fogo começa a se espalhar e algumas pessoas tentam arremessar os produtos incendiados no chão, para controlar as chamas. Mesmo assim, grandes labaredas avançam sobre as mercadorias. Segundo a legenda, o incidente teria ocorrido em uma unidade da rede Atacadão. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Incêndio no Atacadão em Campo Grande! Como pode existir gente tão filha da puta como essa????”
Legenda de vídeo em post publicado no Facebook que, até as 15h de 17 de setembro de 2020, tinha 565 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo em que uma menina coloca fogo em um supermercado é antigo e não foi feito no Atacadão, mas em uma unidade da rede Assai, em Niterói (RJ). A gravação ocorreu em 16 de outubro de 2018, como mostra um selo no canto superior direito das imagens. No último domingo (13), uma loja do Atacadão foi destruída pelo fogo em Campo Grande (MS). Não há nenhuma relação, portanto, deste caso com o vídeo da criança que viralizou nas redes sociais.
A assessoria de imprensa do Atacadão confirmou, em nota, que a gravação mostrando a menina não está relacionada ao incidente em Campo Grande. As chamas teriam começado no setor de limpeza, mas ainda não se sabe o que iniciou o fogo. Boa parte da loja foi destruída. O motivo do incêndio ainda está sendo investigado pela Polícia Civil, que nesta quinta-feira (17) pediu acesso às imagens das câmeras do circuito interno da unidade.
A publicação analisada pela Lupa traz outros dois vídeos, que mostram o incêndio no interior do estabelecimento por outro àngulo e também do lado de fora. Essas duas gravações são verdadeiras e foram feitas no último domingo (13). Outras versões do post trazem apenas o vídeo com a criança, com a legenda errada.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital