UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Stédile não disse que o MST estaria disposto a ‘incendiar o Brasil para derrubar Bolsonaro’
21.09.2020 - 19h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o economista João Pedro Stédile, fundador e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), disse que ele e seus companheiros estariam dispostos a “incendiar o Brasil para derrubar Bolsonaro”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“João Pedro StedileCoordenação Nacional do MST‘Eu e meus companheiros do MST, estamos dispostos a incendiar o Brasil para derrubar BOLSONARO’”
Texto em imagem publicada no Facebook que, até às 14h do dia 21 de setembro de 2020, tinha sido compartilhado 924 vezes
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A frase atribuída ao economista João Pedro Stédile, fundador e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), não foi encontrada em nenhuma entrevista concedida por ele recentemente na imprensa. Também não foi possível encontrar essa declaração nas redes sociais de Stédile ou do MST (Twitter, Instagram e Facebook), e nem nos conteúdos publicados no site oficial do movimento.
A imagem do post foi retirada de um vídeo publicado no canal no YouTube do Brasil de Fato, veículo de comunicação parceiro do MST. O fundo, que imita tijolos à vista e as bandeiras do Brasil e do movimento, é usado com frequência nas gravações de Stédile para o canal, como nesta peça publicada no dia 16 de março de 2018, por exemplo.
Em nota enviada por WhatsApp, a assessoria de imprensa do MST negou que um dos coordenadores nacionais do movimento tenha dito que estaria disposto a incendiar o Brasil para derrubar Bolsonaro. Também afirmou que tem recebido denúncias de pessoas e publicações que usam o mesmo fundo e acusam integrantes do movimento de provocarem incêndios criminosos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital